Verdade, ficção e memórias da violência na narrativa de Valêncio Xavier
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100011Abstract
Este artigo propõe (re)pensar o conjunto da obra Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (2006), a partir de alguns dos sete contos que compõem esta publicação. Tomando a narrativa como ponto de partida, serão apontados rastros de memórias de uma violência social sistêmica, vendável, marcados pela pobreza, exploração e miséria humana. A proposta parte também da tentativa de recuperar e problematizar alguns aspectos da complexa discussão teórica que se estabelece entre a literatura, a história e a escrita do vivido. A reflexão passa pela finalidade da construção de conhecimentos que fundamentem o trabalho com a dimensão histórica de textos literários, procurando apontar para uma possível dissolução das fronteiras rígidas e binárias que por vezes se estabelecem entre esses campos do saber.Downloads
References
BARTHES, Roland (1984). A câmera clara: notas sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
DEBORD, Guy (1997). A sociedade do espetáculo. 2. ed. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto.
DERRIDA, Jacques (2001). Posições. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica.
HEUSER, Ester Maria Dreher (2008). No rastro da filosofi a da diferença. In: Derrida & a educação. Belo Horizonte: Autêntica.
ISER, Wolfgang (1996). Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: COSTA LIMA, Luiz. Teoria da literatura em suas fontes. 1. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves. v. 2.
KLINGER, Diana Irene (2007). A escrita de si: o retorno do autor. In: Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 letras.
KOBS, Verônica Daniel (2010). A literatura, o jornal e as verdades dos fatos. Miscelânea, Assis, v. 8, p. 108-124, jul./dez.
LEHMANN, Hans-Thies (2007). Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify.
LEJEUNE, Philippe (2008). O pacto autobiográfi co. In: O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG.
LIMA, Luiz Costa (1989). A narrativa na escrita da história e da ficção. In: A aguarrás do tempo: estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro: Rocco.
MIGUEL, Fernanda V. C. et al. (2011). Limiares da ficcionalidade na escrita de Valêncio Xavier. XIII CONGRESSO DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UFES: Que autor sou eu? Deslocamentos, experiências, fronteiras, Vitória. Anais... Vitória: UFES (no prelo).
NEVES, Ligia Amorim (2006). Um estudo sobre a escrita literária de Valêncio Xavier. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Maringá, v. 8, n. 1, p. 37- 46.
ROCHA, Reuben (2009). Ficção-Verdade: fronteira semiótica na montagem narrativa de Valêncio Xavier. Rumores, São Paulo, v. 1. Disponível em: <http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=152 >. Acesso em 24 fev. 2013.
SANTIAGO, Silviano (2004). O falso mentiroso: memórias. Rio de Janeiro: Rocco.
SILVA, Fernando Manuel Machado Arnaldo Pinto da (2009). Da literatura, do corpo e do corpo na literatura: Derrida, Deleuze e monstros no Renascimento. Dissertação (Mestrado em Literatura e Poéticas Comparadas) ”“ Universidade da Beira Interior.
WHITE, Hayden (1994). O texto histórico como artefato literário. In: Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Edusp.
XAVIER, Valêncio (2006). Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros. São Paulo: Companhia das Letras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.