Infância e errância:
imagens da criança abandonada na ficção brasileira
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018465Resumen
O presente texto apresenta o feixe semântico e mítico em torno da temática da infância, indicando os ideais de inocência e pureza que caracterizam o início de uma existência. Se tais ideais configuram o espaço edênico suscetível de determinar as relações positivas que seres infantes desenvolvem entre si e com o mundo adulto, em um regime noturno da imaginação, a escapada do espaço indica uma errância negativa, capaz de destruir seu estado de inocência. Essa errância é observada nas crianças delinquentes de Capitães da areia, de Jorge Amado, que, abandonadas nas ruas de Salvador, perdem seu mundo de pureza em busca de mecanismos de sobrevivência. Em seguida, procura-se averiguar a situação das crianças em Cidade de Deus, de Paulo Lins, cuja inocência é comprometida sob o jugo dos coronéis do tráfico de drogas, como Zé Miúdo/Pequeno. Finalmente, conclui-se que a obra de Amado indicou as anomalias de uma sociedade de exclusão que permitia o abandono de crianças nas ruas, como se estivesse prevendo que a situação pioraria se não houvesse políticas de inclusão com distribuição de renda, visando à qualidade de vida da população.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz (2009). A invenção do Nordeste e outras artes. 4. ed. Recife: FJN/Massangana; São Paulo: Cortez.
AMADO, Cecília; GONÇALVES, Guy (2011). Capitães da areia. Telecine; Imagem Filmes, 96 min.
AMADO, Jorge (1984). Tocaia Grande: a face obscura. Rio de Janeiro: Record.
AMADO, Jorge (1996). Mar morto. 71. ed. Rio de Janeiro: Record.
AMADO, Jorge (1998). Capitães da areia. 95. ed. Rio de Janeiro: Record.
BISPO, Maria de Fátima S. (2009). Pereba. In: SOUZA, Licia Soares de (Org.). Dicionário de personagens afro-brasileiros. Salvador: Quarteto.
BOSI, Alfredo (2002). Os estudos literários na era dos extremos. In: BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras.
BOUCHER, Monique (2011). L’enfance et l’errance pour un appel à l’autre: lecture mythanalytique du roman québécois (1960-1990). Québec: Nota Bene.
CANDIDO, Antonio (1989). A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática.
CANDIDO, Antonio (1993). Dialética da malandragem. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas cidades.
CERQUEIRA, Patrícia (2007). Os assaltos literários de Paulo Lins. In: NOVAES, Cláudio; BOTELHO, Marcos. Seis passeios por Cidade de Deus. Feira de Santana: Ed. UEFS.
FERRÉZ (2003). Manual prático do ódio. Rio de Janeiro: Objetiva.
FONSECA, Rubem (1989). Feliz ano novo. São Paulo: Companhia das Letras.
HUGO, Victor (1862). Les misérables. Disponível em: <http://goo.gl/u2zQYg>. Acesso em: 10 mai. 2015.
JAGUARIBE, Beatriz. (2010). Ficções do real: notas sobre as estéticas do realismo e pedagogias do olhar na América Latina contemporânea. Ciberlegenda, v. 2, n. 23, p. 6-14.
LIMA JR. ,Wálter (1989). Capitães da areia. Rede Bandeirantes.
LINS, Paulo (2002). Cidade de Deus. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
MACHADO, Irene (2010). A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: PAULA, Luciene de; STAFUZZA, Grenissa (Orgs.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas: Mercado de Letras.
MEIRELLES, Fernando (2002). Cidade de Deus. O2 Filmes, 129 min.
OLIVIERI-GODET, Rita (2010). Errância/migrância/migração. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis.
PESAVENTO, Sandra J. (2002). O imaginário da cidade: visões literárias do urbano. 2. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS.
PIRES, Viviane (2009). Barandão. In: SOUZA, Licia Soares de (Org.). Dicionário de personagens afro-brasileiros. Salvador: Quarteto.
ROCHA, João César (2004). Dialética da marginalidade. Folha de S. Paulo, 29 fev. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2902200404.htm>. Acesso em: 20 mar. 2015.
SALAH, Jacques (2008). A Bahia de Jorge Amado. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado.
SOUZA, Adilson Santos (2009). Buscapé. In: SOUZA, Licia Soares de (Org.). Dicionário de personagens afro-brasileiros. Salvador: Quarteto.
SOUZA, Licia Soares de (2009). Literatura e cinema: traduções intersemióticas. Salvador: Ed. UNEB.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a) Los (los) autores (s) conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons de Atribución-No Comercial 4.0, lo que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores (a) tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y reconocimiento publicación inicial en esta revista.
c) Los autores tienen permiso y se les anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).
d) Los (as) autores (as) de los trabajos aprobados autorizan la revista a, después de la publicación, ceder su contenido para reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los (as) autores (as) asumen que los textos sometidos a la publicación son de su creación original, responsabilizándose enteramente por su contenido en caso de eventual impugnación por parte de terceros.