Infância e errância:
imagens da criança abandonada na ficção brasileira
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018465Abstract
O presente texto apresenta o feixe semântico e mítico em torno da temática da infância, indicando os ideais de inocência e pureza que caracterizam o início de uma existência. Se tais ideais configuram o espaço edênico suscetível de determinar as relações positivas que seres infantes desenvolvem entre si e com o mundo adulto, em um regime noturno da imaginação, a escapada do espaço indica uma errância negativa, capaz de destruir seu estado de inocência. Essa errância é observada nas crianças delinquentes de Capitães da areia, de Jorge Amado, que, abandonadas nas ruas de Salvador, perdem seu mundo de pureza em busca de mecanismos de sobrevivência. Em seguida, procura-se averiguar a situação das crianças em Cidade de Deus, de Paulo Lins, cuja inocência é comprometida sob o jugo dos coronéis do tráfico de drogas, como Zé Miúdo/Pequeno. Finalmente, conclui-se que a obra de Amado indicou as anomalias de uma sociedade de exclusão que permitia o abandono de crianças nas ruas, como se estivesse prevendo que a situação pioraria se não houvesse políticas de inclusão com distribuição de renda, visando à qualidade de vida da população.
Downloads
References
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz (2009). A invenção do Nordeste e outras artes. 4. ed. Recife: FJN/Massangana; São Paulo: Cortez.
AMADO, Cecília; GONÇALVES, Guy (2011). Capitães da areia. Telecine; Imagem Filmes, 96 min.
AMADO, Jorge (1984). Tocaia Grande: a face obscura. Rio de Janeiro: Record.
AMADO, Jorge (1996). Mar morto. 71. ed. Rio de Janeiro: Record.
AMADO, Jorge (1998). Capitães da areia. 95. ed. Rio de Janeiro: Record.
BISPO, Maria de Fátima S. (2009). Pereba. In: SOUZA, Licia Soares de (Org.). Dicionário de personagens afro-brasileiros. Salvador: Quarteto.
BOSI, Alfredo (2002). Os estudos literários na era dos extremos. In: BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras.
BOUCHER, Monique (2011). L’enfance et l’errance pour un appel à l’autre: lecture mythanalytique du roman québécois (1960-1990). Québec: Nota Bene.
CANDIDO, Antonio (1989). A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática.
CANDIDO, Antonio (1993). Dialética da malandragem. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas cidades.
CERQUEIRA, Patrícia (2007). Os assaltos literários de Paulo Lins. In: NOVAES, Cláudio; BOTELHO, Marcos. Seis passeios por Cidade de Deus. Feira de Santana: Ed. UEFS.
FERRÉZ (2003). Manual prático do ódio. Rio de Janeiro: Objetiva.
FONSECA, Rubem (1989). Feliz ano novo. São Paulo: Companhia das Letras.
HUGO, Victor (1862). Les misérables. Disponível em: <http://goo.gl/u2zQYg>. Acesso em: 10 mai. 2015.
JAGUARIBE, Beatriz. (2010). Ficções do real: notas sobre as estéticas do realismo e pedagogias do olhar na América Latina contemporânea. Ciberlegenda, v. 2, n. 23, p. 6-14.
LIMA JR. ,Wálter (1989). Capitães da areia. Rede Bandeirantes.
LINS, Paulo (2002). Cidade de Deus. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
MACHADO, Irene (2010). A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: PAULA, Luciene de; STAFUZZA, Grenissa (Orgs.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas: Mercado de Letras.
MEIRELLES, Fernando (2002). Cidade de Deus. O2 Filmes, 129 min.
OLIVIERI-GODET, Rita (2010). Errância/migrância/migração. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis.
PESAVENTO, Sandra J. (2002). O imaginário da cidade: visões literárias do urbano. 2. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS.
PIRES, Viviane (2009). Barandão. In: SOUZA, Licia Soares de (Org.). Dicionário de personagens afro-brasileiros. Salvador: Quarteto.
ROCHA, João César (2004). Dialética da marginalidade. Folha de S. Paulo, 29 fev. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2902200404.htm>. Acesso em: 20 mar. 2015.
SALAH, Jacques (2008). A Bahia de Jorge Amado. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado.
SOUZA, Adilson Santos (2009). Buscapé. In: SOUZA, Licia Soares de (Org.). Dicionário de personagens afro-brasileiros. Salvador: Quarteto.
SOUZA, Licia Soares de (2009). Literatura e cinema: traduções intersemióticas. Salvador: Ed. UNEB.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.