Uma associação itinerante
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018442Abstract
Apesar do seu caráter disciplinar, foi nos congressos da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) ao longo dos anos 1990 que se deu um diálogo interessante dos estudos literários com os estudos culturais. Tal diálogo contou, também, com muitos adversários, críticos que prezavam, entre outros, os valores da chamada “civilização ocidental” e defendiam o cânone e a especificidade do texto literário. Analiso neste artigo um conjunto de discursos de agentes representativos desses polos em confronto. Meu objetivo é apreender avanços e retrocessos de uma relação profícua que, entretanto, foi sendo abandonada no processo de profissionalização e especialização da área.
Downloads
References
ANTELO, Raul (1998). Liminar. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Rio de Janeiro, v. 4, p. 7-9.
ANTELO, Raul et al. (Org.) (1998). Prefácio. Declínio da arte/Ascensão da cultura. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
ARRIGUCCI JR., Davi (2002a). A poesia reflexiva de Drummond: um estudo das mediações entre lírica e experiência histórica. CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 6. Anais... Belo Horizonte: UFMG/ABRALIC. Disponível em: <http://goo.gl/ZRiNQG>. Acesso em: 30 mai. 2013.
ARRIGUCCI JR., Davi (2002b). Coração partido: uma análise da poesia reflexiva de Drummond. São Paulo: Cosac & Naify.
CARVALHAL, Tânia Franco (1996). História da ABRALIC. Disponível em: <http://goo.gl/7VERVN>. Acesso em: 10 jun. 2013.
HOISEL, Evelina (2006). A dimensão cultural da literatura em Terras e gentes. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Rio de Janeiro: ABRALIC, v. 8, p. 83-94.
HOISEL, Iris de Carvalho Sá (2003). Cenas indisciplinadas: vertentes do pensamento crítico contemporâneo na ABRALIC. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) ”“ Universidade Federal da Bahia, Salvador.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de (2004). Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde (1960/70). Rio de Janeiro: Aeroplano.
HUYSSEN, Andreas (2002). Literatura e cultura no contexto global. In: MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lúcia (Org.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG; ABRALIC.
MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lúcia (2002). Apresentação. In: MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lúcia (Org.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG; ABRALIC.
MIRANDA, Wander Melo (1998). Projeções de um debate. Revista de Literatura Comparada, Rio de Janeiro: ABRALIC, v. 4, p. 11-18.
ORTIZ, Renato (2004). Estudos culturais. Tempo social, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 119-127.
PERRONE-MOISÉS, Leyla (1998). Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras.
RIDENTI, Marcelo (2001). Intelectuais e romantismo revolucionário. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 13-19.
SANTIAGO, Silviano (1998a). A ameaça do lobisomem. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Rio de Janeiro: ABRALIC, v. 4, p. 20-31.
SANTIAGO, Silviano (1998b). Democratização no Brasil ”” 1979-1981: cultura versus arte. In: ANTELO, Raul et al. (Org.). Declínio da arte/Ascensão da cultura. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
SARLO, Beatriz (2002). A literatura na esfera pública. MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lúcia (Org.). In: Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG; ABRALIC.
SOUZA, Eneida Maria de (1998a). A teoria em crise. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Rio de Janeiro: ABRALIC, v. 4, p. 19-30.
SOUZA, Eneida Maria de (1998b). Os livros de cabeceira da crítica. In: ANTELO, Raul et al. (Org.). Declínio da arte/Ascensão da cultura. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
SOUZA, Eneida Maria de (2002). Mais vale um gosto que seis vinténs. In: MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lúcia (Org.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG; ABRALIC.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.