Ficções da memória ou a memória da ficção:

Cecília Meireles e Dulce María Loynaz

Authors

  • Aimeé G. Bolaños

DOI:

https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200006

Abstract

Dulce María Loynaz e Cecília Meireles são lidas como poetas que compartilham, com suas poéticas singulares, uma estética memorialista e reflexiva, simbolistas extemporâneas, inclassificáveis. Sobre temporalidade, saberes e genealogia, funções principais da memória, reflete este artigo que se aprofunda em Últimos dias de una casa (1958) e Solombra (1963), poemas-livros da problemática do ser na temporalidade e dos processos de constituição/destruição da identidade que acontecem, precisamente, no tempo humano da memória. Estudam-se esses poemas de ficção do memorável nas suas diferenciadas formas de compor e significar ao coletar e preservar vestígios da memória injuriada, mutilada, ferida de morte, configurando uma volta ao passado imaginado, mas também uma abertura às “memórias do porvir” em uma poética paradoxal da memória incólume e devastada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aimeé G. Bolaños

Doutora em ciências filosófi cas. Poeta e ensaísta, professora de literatura do Instituto de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Brasil, e professora adjunta da Universidade de Ottawa, Canadá.

References

BACHELARD, Gastón (1993). A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.

BARQUET, Jesús J. (1999). “Testimonio de una destrucción: últimos días de una casa de Dulce María Loynaz”. In: Escrituras poéticas de una nación: Dulce María Loynaz, Juana Rosa Pita y Carlota Caulfi eld. La Habana: Unión.

BERND, Zilá (2010). “Variações”. In: Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis.

________ (2011). “Vestígios memoriais: fecundando as literaturas das Américas”. Conexão Letras, v. 6, n. 6, p. 9-16.

BOSI, Alfredo (1965). “Cecília Meireles: a música ausente”. O Estado de S. Paulo, São Paulo, suplemento literário, p. 9.

CANDAU, Jöel (2002). Antropología de la memoria. Buenos Aires: Nueva Visión.

CAPOTE, Zayda (1998). “El arte de la paradoja: la poesía de Dulce María Loynaz”. In: CAMPUZANO, Luisa (coord.). Mujeres latinoamericanas del siglo XX: historia y cultura. La Habana: Casa de las Américas.

DAL FARRA, Maria Lúcia (2006). “Cecília Meireles: imagens femininas”. Cadernos Pagu, n. 27, p. 333-371.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (1995). Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Editora 34.

ECO, Umberto (2003). “Sobre o símbolo”. In: Sobre a literatura. Rio de Janeiro; São Paulo: Record.

HANSEN, João Adolfo (2007). “Solombra ou a sombra que cai sobre o eu”. In: GOUVÊA, Leila V. B. (Org.). Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas, Fapesp.

GOUVÊA, Leila V. B. (2008). Pensamento e “lirismo puro” na poesia de Cecília Meireles. São Paulo: Edusp.

LÉVINAS, Emmanuel (1975). Sens et existence. Paris: Seuil.

LOYNAZ, Dulce María (1958). Últimos días de una casa. Prefácio de Antonio Oliver. Madrid: Hermanos Soler.

________ (1993). Antología lírica. Introducción de María Asunción Mateo. Madrid: Espasa-Calpe.

MEIRELES, Cecília (1963). Solombra. Ilustrações de Pomar. Rio de Janeiro: Livros de Portugal.

________ (2005). Solombra. Prólogo de Regina Zilberman. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

PENALVA, Joaquín Juan (2002). “Tres variaciones sobre el tema de la casa: Leopoldo Panero, Luis Rosales y Dulce María Loynaz”. América sin Nombre, n. 3. p. 48-55.

PESSOA, Fernando (1986). Obras em prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.

RICOEUR, Paul (1973). Teoria da interpretação. Lisboa: Edições 70.

________ (1983). O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago.

________ (1999). La lectura del tiempo pasado: memoria y olvido. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid.

RUSSOTTO, Márgara (2002). “Casa, cuerpo, pasión: una lectura de Últimos días de una casa”. CiberLetras, n. 7. Disponível em: <http://www.lehman.cuny.edu/ciberletras/v07.html>. Acesso em: 15 out 2011.

SIMÓN, Pedro (coord.) (1991). Valoración múltiple: Dulce María Loynaz. La Habana: Casa de las Américas.

SOUZA, Raquel (2010). “Memória e imaginário”. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis.

TODOROV, Tzvetan (1995). Les abus de la mémoire. Paris: Arléa.

VITIER, Cintio (1993). Prosas leves. La Habana: Letras Cubanas.

Published

2012-12-20

How to Cite

Bolaños, A. G. (2012). Ficções da memória ou a memória da ficção:: Cecília Meireles e Dulce María Loynaz. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (40), 81–98. https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200006