A narrativa entre aspas de Bernardo Carvalho:
legitimação e paratopia em um estudo de Onze: uma história
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018389Abstract
A situação paratópica do escritor latino-americano e a questão da legitimação são os pontos de partida desta reflexão, concentrada na análise do romance Onze: uma história, de Bernardo Carvalho. As relações entre local e global; entre as políticas de autor e políticas do texto, bem como o lugar da ficção brasileira no contexto das narrativas contemporâneas serão investigados na máquina textual de Carvalho visando a uma reflexão acerca dos alcances e limites de sua escrita em face de uma modernidade constituída por deslocamentos, cruzamentos e diluição das fronteiras políticas, geográficas e narrativas.
Downloads
References
ASSIS, Joaquim Maria Machado de (1986). Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar. v. 3, p. 798-801.
BOSI, Alfredo (2001). “Entrevista”. In: Rodapé: crítica de literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Nankin Editorial. p. 13-7.
BOURDIEU, Pierre (1967). “Campo intelectual y proyecto creador”. In: POUILLON, Jean (Org.). Problemas del estructuralismo. México: Siglo Veintiuno Editores.
CARVALHO, Bernardo (1995). Onze: uma história. São Paulo: Companhia das Letras.
______ (1998). Teatro. São Paulo: Companhia das Letras.
______ (2004). Aberração. São Paulo: Companhia das Letras.
______ (2010). “O agente da solidão”. In: PELLANDA, Luís Henrique (Org.) As melhores entrevistas do rascunho. Porto Alegre: Arquipélago Editorial. v. 1.
CHAREAUDEU, Patrick e MAINGUENEAU, Dominique (2008). Dicionário de análise do discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto.
DERRIDA, Jacques (1990). Do espírito. Campinas: Papirus.
GENETTE, Gérard (1982). Palimpsestes: la littérature au second degré. Paris: Seuls.
ISER, Wolfgang (1980). The act of reading: a theory of aesthetic response. Baltimore: London: The John Hopkins University Press.
LIMA, Luiz Costa (1966). Por que literatura. Petrópolis: Vozes. p. 15.
______ (2002). Intervenções. São Paulo: Edusp.
MANGUENEAU, Dominique (2001). O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes.
OLIVEIRA, Paulo César Silva de (2010a). Poética da distensão (entre a transcrição da paisagem e a escritura do caminho: crítica e desconstrução no Grande sertão: veredas). Manaus: Edições Muiraquitã.
______ (2010b). “No aqui e agora da ficção brasileira: uma leitura de O filho da mãe, de Bernardo Carvalho”. Revista Uniabeu. Rio de Janeiro. v. 3, p. 57-69. Disponível em: <http://www.uniabeu.edu.br>.
______ (2009). “Derrida e Heidegger: estratégias da desconstrução”. Revista Eletrônica Cadernos da FaEL. Disponível em: <http://www.unig.br/cadernosdafael>. v. 2, n. 5, mai.-ago.
______ (2007). “Que narrativa, que história? Sobre a errância na prosa de Bernardo Carvalho”. In: Anais do XI Encontro Regional da Abralic. São Paulo: USP/Abralic. p. 1-10.
______ (2004). “História em ruínas no jogo fi ccional: a escritura radical de Bernardo Carvalho”. In: Anais do IX Congresso Internacional Abralic. Porto Alegre: UFRGS/Abralic. v. 1, p. 1-8.
______ (1999). “Literatura e pensamento: Heidegger e Derrida em questão”. In: Fronteiras da literatura: discursos transculturais. Rio de Janeiro: Relume-Dumará. v. 2, p. 19-23.
PELLANDA, Luís Henrique (Org.) (2010). As melhores entrevistas do rascunho. Porto Alegre: Arquipélago Editorial. v. 1.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik (2009). Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty (2010). Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.