Representação feminina na narrativa infantojuvenil brasileira contemporânea

Authors

  • Leda Cláudia da Silva Faculdade Projeção

Abstract

A partir de ampla pesquisa acerca do perfi l das personagens da narrativa infantojuvenil brasileira contemporânea, este artigo investiga a representação feminina na literatura voltada para o público em questão. Pretende-se refl etir acerca da construção do papel feminino, numa tentativa de identifi car e problematizar questões relacionadas à ausência de representação, ao estereótipo, ou, ainda, à possibilidade de uma construção literária da identidade feminina de forma múltipla e representativa. As narrativas analisadas foram retiradas de acervo selecionado e distribuído pelo Ministério da Educação para escolas públicas do Brasil, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola. Dentre as narrativas, duas serão investigadas mais detidamente: Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?, de Sandra Branco, e Amanhecer esmeralda, de Ferréz.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leda Cláudia da Silva, Faculdade Projeção

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília e professora da Faculdade Projeção

References

BATISTA, Márcia (1996). Corujices. São Paulo: Saraiva.

BERND, Zilá (2003). Literatura e identidade nacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

BRAIT, Beth (1985). A personagem. São Paulo: Ática.

BRANCO, Sandra (2004). Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos? São Paulo: Cortez.

BRASIL (1997). Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

________ (1997). Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

CASTANHA, Marilda (1995). O rei da fome. Rio de Janeiro: Ediouro.

CHAUÃ, Marilena (2004). O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense.

DALCASTAGNÈ, Regina (2002). “Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea”. Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília. n. 20, p. 33-77.

_________ (2005a). “Narrador suspeito, leitor comprometido”. In: Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea. Brasília: Editora Universidade de Brasília/Finatec.

_________ (2005b). “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004”. Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília. n. 26, p. 13-71.

_________ (2005c). “A construção do feminino no romance brasileiro contemporâneo”. In: <http://www.crimic.paris-sorbonne.fr/actes/vf/dalcastagne.pdf>

FERRÉZ, (2005). Amanhecer Esmeralda. Rio de Janeiro: Objetiva.

FOUCAULT, Michel (2003). A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola.

GOTLIB, Nádia Battella (1987). Teoria do conto. São Paulo: Ática.

HALL, Stuart (2005). A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A.

KHEDÉ, Sônia Salomão (1990). Personagens da literatura infanto-juvenil. São Paulo: Ática.

LAURETIS, Teresa (1994). “A tecnologia do gênero”. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco.

MAINGUENEAU, Dominique (1997). Novas tendências em análise do discurso. Trad. Freda Indursky. Campinas/São Paulo: Pontes/Editora da Unicamp.

MUNANGA, Kabengele (Org.) (2005). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação.

OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus (2005). Negros personagens nas narrativas literárias infanto-juvenis brasileiras: 1979 ”“ 1989. Disponível em: <http://www.uneb.br/seara>. Acesso em 2 de novembro de 2005.

PHILLIPS, Anne (2001). “De uma política de idéias a uma política de presença?”. Trad. Luis Felipe Miguel. Estudos Feministas. v. 9, n. 1, p.268-90.

ROSEMBERG, Fúlvia (1984). Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global.

SANT’ANA, Antonio Olímpio (2005). “História e conceitos básicos sobre o racismo e seus derivados”. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação.

SILVA, Leda Cláudia da (2008). A personagem do conto infanto-juvenil brasileiro contemporâneo: uma análise a partir de obras do PNBE/2005. Dissertação. Brasília, Universidade de Brasília.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). 2000. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.

________ e MOREIRA, Antonio Flávio (Orgs.) (1995). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes.

YOUNG, Iris Marion (2000). “Representação e perspectiva social” In: Inclusion and democracy. Trad. Larissa de Araújo Dantas e Paula Diniz Lins. Oxford: Oxford University Press.

ZATZ, Lia (2004). O cachecol. São Paulo: Biruta.

ZILBERMAN, Regina (2005). A literatura infantil na escola. São Paulo: Global.

ZIRALDO (2003). O menino e seu amigo. São Paulo: Melhoramentos.

Published

2011-02-24

How to Cite

Silva, L. C. da. (2011). Representação feminina na narrativa infantojuvenil brasileira contemporânea. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (36), 77–96. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9710

Issue

Section

Thematic Section