Poética de uma conversão neorromântica:
o erotismo religioso de Murilo Mendes
Abstract
A poética neorromântica de Murilo Mendes (em O visionário, A poesia em pânico e Poesia liberdade) ”“ também composta por um forte elemento erótico-religioso ”“ baseia-se em aspectos espiritual-corpóreos que revelam, tanto quanto ocultam, marcas de um surrealismo singular. Nela, especialmente a mulher se define entre imagens e alegorias construídas sobre uma base temática em que o plurissentido de altar católico (impresso na fé dogmática) se completa no desenho curvilíneo das formas femininas (impresso no desejo físico). Tal poética, apresentada como parte integrante da literatura brasileira desde 1930, constrói-se por meio desse neorromantismo ”“ tão lírico quanto moderno ”“ que leva o poeta a enfrentar, questionar e desvendar o mundo (seu e de “suas” mulheres) no que possui de lirismo e(m) sensualidade, erotismo e(m) religião.
Downloads
References
ARAGÃO, Maria Lúcia Gomes Poggi de. A poética da visibilidade e a visibilidade poética em Murilo Mendes. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira). Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
BÃBLIA de Jerusalém. 3ª. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Ouro sobre azul, 2006.
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. v. 4. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Alhambra, 1985.
ELIADE, Mircea. Imágenes y símbolos: ensayos sobre el simbolismo mágico-religioso. 5ª. ed. Madrid: Taurus, 1987.
GUIMARÃES, Júlio Castañón. Territórios/conjunções: poesia e prosa críticas de Murilo Mendes. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
LIMA, Luiz Costa. “O agônico na abertura de Contemplação”. Ipotesi: revista de estudos literários. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2002.
LOPES, Edward Lopes. A palavra e os dias: ensaios sobre a teoria e a prática da literatura. São Paulo/Campinas: EdUNESP/EdUNICAMP, 2003.
LÖWY, Michael e SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contramão da modernidade. Trad. de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1995.
MENDES, Murilo. Poesia liberdade. Rio de Janeiro: Agir, 1947.
_______. O visionário. Rio de Janeiro: José Olympio, 1941.
_______. A poesia em pânico. Rio de Janeiro: Guanabara, 1937.
MERQUIOR, José Guilherme. A razão do poema. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
_______. O fantasma romântico e outros ensaios. Rio de Janeiro: Vozes, 1980.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: poesia. 16ª. ed. São Paulo: Cultrix, 2003.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
PICCHIO, Luciana Stegagno. Murilo Mendes: poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Trad. de Philadelpho Menezes. Campinas: EdUNICAMP, 1996.
RIBEIRO, Gilvan Procópio Ribeiro e Neves, José Alberto Pinho. Murilo Mendes: o visionário. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 1997.
TINOCO, Robson Coelho. Murilo Mendes: poesia de liberdade em pânico. Brasília: Editora UnB, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.