De volta pra casa ou o caminho sem volta em duas narrativas do Brasil
Abstract
O artigo discute a representação do corpo feminino subalterno em dois romances brasileiros: As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. A leitura se propõe a enfocar esse corpo como lócus em que se desdobram as tensões resultantes das relações desiguais de gênero, raça e classe no Brasil, corpo colonizado e verdadeiro campo de batalha, em cujos movimentos ainda se enfrentam a casa grande e a senzala. Tomando como motes o tema da estrada e o motivo do exílio, pretende-se também abordar os deslocamentos efetuados pelas personagens femininas nos dois romances, como percursos formadores de sua identidade.
Downloads
References
ALMEIDA, Miguel Vale de. Um mar da cor da terra: raça, cultura e política da identidade. Oeiras: Celta, 2000.
ANZALDÚA, Gloria. “La consciencia de la mestiza/Rumo a uma nova consciência”. Revista Estudos Feministas, v. 13, nº. 3. Florianópolis, 2005, pp. 704-19.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. “Formas de tempo e de cronotopo no romance (ensaios de poética histórica)”, em _______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 1988. pp. 211-362.
BARBEITOS, Arlindo. “Une perspective angolaise sur le lusotropicalisme”. Lusotopie 1997: Enjeux contemporains dans les espaces lusophones, Paris: Karthala, 1997. pp. 309-26.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 2ª. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
FELINTO, Marilene. As mulheres de Tijucopapo. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 34ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
HALL, Stuart. “Pensando a diáspora; reflexões sobre a terra no exterior”, em _______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. pp. 25-50.
HARAWAY, Donna. “Um manifesto para os cyborgs: ciência, tecnologia e feminismo socialista na década de 80”, em HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. pp. 243-88.
LEMAIRE, Ria. “Metaforizar. des-metaforizar, re-metaforizar ”“ qual é a verdade que (não) se quer revelar? O caso de Casa-grande e senzala”. Rivista di studi Portoghesi e Brasiliani, nº. II. Roma, 2000, pp. 125-37.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais, projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
MOHANTY, Chandra Talpade. “Under western eyes: feminist scholarship and colonial discourses”, em LEWIS, Reina and MILLS, Sara (eds.). Feminist postcolonial theory. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2003.
PRATT, Mary Louise. “A crítica na zona de contato: nação e comunidade fora de foco”. Travessia: revista de literatura, nº. 38. Florianópolis, 1999, pp. 7-30.
RIBEIRO, Margarida Calafate. Uma história de regressos; Império, guerra colonial e pós-colonialismo. Porto: Afrontamento, 2004. Parte II.
RICH, Adrienne. “Notas para uma política da localização”, em Macedo, Ana Gabriela (org.). Gênero, desejo e identidade. Lisboa: Cotovia, 2002. pp. 15-35.
RICHARD, Nelly. “Experiência e representação: o feminino, o latino-americano”, em _______. Intervenções críticas: arte, cultura, gênero e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. pp. 142-55.
SAID, Edward. “Exílio intelectual: expatriados e marginais”, em _______. Representações do intelectual: as palestras de Reith de 1993. Lisboa: Colibri, 2000. pp. 51-62.
_______. “Reflexões sobre o exílio”, em _______. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. pp. 46-60.
_______. “A representação do colonizado: os interlocutores da antropologia”, em _______. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. pp. 114-36.
SANTOS, Boaventura de Sousa. “Do pós-moderno ao pós-colonial. E para além de um e outro”. Conferência de Abertura do VIII Congresso Luso-AfroBrasileiro de Ciências Sociais, 2004, Coimbra. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/misc/Do_pos-moderno_ ao_pos-colonial.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2008.
SILVA, Tony Simões da. “Raced encounters, sexed transactions: ‘lusotropicalism’ and the Portuguese colonial empire”. Pretexts: literary and cultural studies, v. 11, nº. 1. July 2002, pp. 27-39.
THOMAS, Omar Ribeiro. “Tigres de papel: Gilberto Freyre, Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa”, em Bastos, Cristiana; Almeida, Miguel Vale de; Feldman-Bianco, Bela (coords.). Trânsitos coloniais: diálogos críticos luso-brasileiros. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2002.
XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Mulheres, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.