O livro na era da reprodutibilidade técnica:
entre o livro-de-artista e Avalovara, objet d’art
Abstract
O ensaio parte das considerações osmanianas sobre o livro, ameaçado pela indústria cultural, em Guerra sem Testemunhas, para contrastar com a abertura de Mallarmé relativa à s primeiras revistas femininas. Ao refazer esse percurso, destaca Avalovara como romance-livro e livroobjeto de arte, tais como os do artista Waltércio Caldas em sua resistência ao livro como objeto de consumo.
Downloads
References
ANDRADE, Ana Luíza. “O jornal e o livro”, em Transportes pelo Olhar de Machado de Assis, passagens entre o livro e o jornal. Chapecó: Grifos, 1999.
ANDRADE, Ana Luiza. Osman Lins: crítica e criação. São Paulo: Hucitec, 1986.
ASSIS, Machado de. “O jornal e o livro”, em O Correio Mercantil,10 e 12 de janeiro de 1859, em nota de Afrânio Coutinho (org.). Obras completas. São Paulo: Nova Aguilar, 1992, vol. III.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura, em Obras Escolhidas I. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLANCHOT, Maurice. Le livre a venir. Paris: Gallimard, 1959.
BRITO, Ronaldo. “Aparelhos”. São Paulo: Brunner, 1979.
BUCK-MORSS, Susan. “Cinema screen as prosthesis”, em SEREMETAKIS (org.). The Senses Still Cambridge: MIT, 2002.
BUTOR, Michel. “O livro como objeto”, em Repertório. Trad. de Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1974.
______. A modificação. Trad. de Oscar Mendes. Belo Horizonte: Itatiaia, 1958.
CALDAS, Waltércio. “A desconstrução da crítica estética na contemporaneidade”, conferência pronunciada na Universidade Federal de Santa Catarina, no evento “A desconstrução da crítica estética na contemporaneidade”, 27 de novembro de 2003.
______. “É =Escrito assim como quem sorve a voz de uma mina e o ar chama desmedido ou esquece = um véu”, em Catálogo Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de janeiro, 15 de maio a 28 de julho de 2003; Brasília, 10 de agosto a 16 de setembro de 2003.
______. “Leitura Silenciosa”, em Revista Malasartes, Rio de Janeiro, 1975.
______. Catálogo Livros, exposição em Porto Alegre, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 19 de abril a 16 de junho de 2002; em São Paulo, na Pinacoteca, de 29 de junho a 4 de agosto de 2003.
CANDIDO, Antonio. “A espiral e o quadrado”. Prefácio a Avalovara, de Osman Lins. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
DELEUZE, Giles. La imagen-movimiento: estudios sobre el cine 1. Trad. de Irene Agoff. Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós Ibérica, 1996.
______. La imagen-tiempo: estudios sobre el cine 2. Trad. de Irene Agoff. Barcelona/Buenos Aires/Mexico: Paidós Ibérica, 1996.
DELEUZE, Gilles. A dobra Leibniz e o barroco. Trad. de Luiz Orlandi. São Paulo: Papyrus, 1998.
DERRIDA, Jacques. Dar( el) tiempo: La moneda falsa. Trad. de Cristina de Peretti. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós Ibérica, 1995.
______. L’Archéologie du Frivole. Paris: Galilée, 1990.
______. La dissémination. Paris: Seuil, 1972.
FERREIRA, Ermelinda. Cabeças compostas: a personagem feminina na narrativa de Osman Lins. Recife: Ed. do Autor, 2000.
FONSECA, Rubem. E no meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
FOUCAULT, Michel. Raymond Roussel. Trad. de Manuel Barros da Motta e Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
KAUFMANN, Vincent. Le livre et ses adresses (Mallarmé, Ponge, Valéry, Blanchot). Paris: Méridiens Klincksieck, 1986.
LEENHARDT, Jacques. “Duchamp: crítica da razão visual”. Trad. de Renata Bernardes Proença, em NOVAES, Adauto (org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
LINS, Osman. Guerra sem testemunhas: o escritor, sua condição e a realidade social. São Paulo, Ática, 1974.
LISPECTOR, Clarice. “O relatório da Coisa”, em Onde estivestes de noite?. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
MALLARMÉ, Stephane. “Quant au Livre”, em Poésies. Paris: Booking International, 1995.
NITRINI, Sandra “Da intermediação cultural ao diálogo cifrado: Osman Lins e Michel Butor”. Texto apresentado no Congresso da ABRALIC. Belo Horizonte, UFMG, 26 de julho de 2002.
________. Poéticas em confronto: Nove, Novena e o Nouveau Roman. São Paulo: Hucitec,1984.
SALZSTEIN, Sônia. “Livros, superfícies rolantes”, em Livros, Catálogo das exposições de Waltércio Caldas em Porto Alegre, MARGS, 19 de abril a 16 de junho de 2002; e em São Paulo, na Pinacoteca, de 28 de junho a 4 de agosto de 2002, p. 17.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
TUNGA. Barroco de lírios. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
WILLS, David. Prosthesis. Stanford: Stanford University Press, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.