O romance brasileiro contemporâneo conforme os prêmios literários (2010-2014)
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185025Abstract
Os prêmios literários destinados a obras publicadas, cujos concursos foram realizados na primeira e na segunda década do século XXI, têm privilegiado o romance. Os júris responsáveis pelas premiações são constituídos por críticos literários, escritores e estudiosos da literatura, qualificando os livros escolhidos. Examiná-los faculta compreender o que, em termos de autores e obras, é considerado mais representativo da ficção atual brasileira. Para chegar a esse resultado, elegeu-se o período de cinco anos (2010-2014) de premiações concedidas a romances nacionais, destacando-se os autores e as obras mais frequentes, o que permite identificar quais são os nomes mais assíduos, a que gênero, etnia e faixa etária pertencem os ficcionistas, e de que parte do país eles provêm ou onde residiam à época de produção do livro vencedor. Recortando, entre os vencedores, os mais repetidos, examinam-se as obras, considerando os aspectos relativos à modalidade de romance escolhido, à s características dos protagonistas, à perspectiva narrativa, ao espaço e ao tempo da ação, bem como ao tema mais saliente.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail (1981). Problemas da poética de Dostoievski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense.
BAKHTIN, Mikhail (1984). Les genres du discours. In: BakhtinE, Mikhaïl. Esthétique de la création verbale. Paris: Gallimard.
BAKHTINE, Mikhaïl (1978). Esthétique et théorie du roman. Paris, Gallimard.
DALCASTAGNÈ, Regina (2001). Renovação e permanência: o conto brasileiro da última década. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 11, p. 3-17, jan./fev.
GALLE, Helmut; OLMOS, Ana Cecília (2009). Em primeira pessoa: abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: Annablume; Fapesp.
GASPARINI, Philippe (2011). Autoficcion vs autobiographie. Tangence, n. 97, p. 11-24. Disponível em: <https://goo.gl/gMxdct.> Acesso em: 5 out 2015.
GENETTE, Gérard (1972). Figures III. Paris: Seuil.
HALPERIN, John (Ed) (1974). The theory of the novel. Nova York; Londres: Oxford University Press.
HUTCHEON, Linda (1980). Narcisistic narrative: the metaficcional paradox. Waterloo: Wilfrid Laurier University Press.
HUTCHEON, Linda (1988). A poetics of Postmodernism. History, Theory, Fiction. Nova York; Londres: Routledge.
KRISTEVA, Julia (1969). Le mot, le dialogue et le roman. In: KRISTEVA, Julia. Semeiotiquè. Recherches pour une sémanalyse. Paris: Seuil.
LEFEBVRE, Maurice-Jean (1975). Estrutura do discurso da poesia e da narrativa. Tradução de José Carlos Seabra Pereira. Coimbra: Almedina.
LEJEUNE, Philippe (1994). El pacto autobiográfico y otros estudios. Tradução de Ana Torrent. Madri: Megazul-Endymion.
LUKÁCS, Georg (1966). La novela historica. Tradução de Jasmin Reuter. México: Era.
MARTIN, Wallace (1986). Recent theories of narrative. Londres: Cornell University Press.
REIS, Carlos (1995). O conhecimento da literatura. Coimbra: Almedina.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.