O romance brasileiro contemporâneo conforme os prêmios literários (2010-2014)

Authors

  • Regina Zilberman Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40185025

Abstract

Os prêmios literários destinados a obras publicadas, cujos concursos foram realizados na primeira e na segunda década do século XXI, têm privilegiado o romance. Os júris responsáveis pelas premiações são constituídos por críticos literários, escritores e estudiosos da literatura, qualificando os livros escolhidos. Examiná-los faculta compreender o que, em termos de autores e obras, é considerado mais representativo da ficção atual brasileira. Para chegar a esse resultado, elegeu-se o período de cinco anos (2010-2014) de premiações concedidas a romances nacionais, destacando-se os autores e as obras mais frequentes, o que permite identificar quais são os nomes mais assíduos, a que gênero, etnia e faixa etária pertencem os ficcionistas, e de que parte do país eles provêm ou onde residiam à época de produção do livro vencedor. Recortando, entre os vencedores, os mais repetidos, examinam-se as obras, considerando os aspectos relativos à modalidade de romance escolhido, às características dos protagonistas, à perspectiva narrativa, ao espaço e ao tempo da ação, bem como ao tema mais saliente.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAKHTIN, Mikhail (1981). Problemas da poética de Dostoievski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense.

BAKHTIN, Mikhail (1984). Les genres du discours. In: BakhtinE, Mikhaïl. Esthétique de la création verbale. Paris: Gallimard.

BAKHTINE, Mikhaïl (1978). Esthétique et théorie du roman. Paris, Gallimard.

DALCASTAGNÈ, Regina (2001). Renovação e permanência: o conto brasileiro da última década. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 11, p. 3-17, jan./fev.

GALLE, Helmut; OLMOS, Ana Cecília (2009). Em primeira pessoa: abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: Annablume; Fapesp.

GASPARINI, Philippe (2011). Autoficcion vs autobiographie. Tangence, n. 97, p. 11-24. Disponível em: <https://goo.gl/gMxdct.> Acesso em: 5 out 2015.

GENETTE, Gérard (1972). Figures III. Paris: Seuil.

HALPERIN, John (Ed) (1974). The theory of the novel. Nova York; Londres: Oxford University Press.

HUTCHEON, Linda (1980). Narcisistic narrative: the metaficcional paradox. Waterloo: Wilfrid Laurier University Press.

HUTCHEON, Linda (1988). A poetics of Postmodernism. History, Theory, Fiction. Nova York; Londres: Routledge.

KRISTEVA, Julia (1969). Le mot, le dialogue et le roman. In: KRISTEVA, Julia. Semeiotiquè. Recherches pour une sémanalyse. Paris: Seuil.

LEFEBVRE, Maurice-Jean (1975). Estrutura do discurso da poesia e da narrativa. Tradução de José Carlos Seabra Pereira. Coimbra: Almedina.

LEJEUNE, Philippe (1994). El pacto autobiográfico y otros estudios. Tradução de Ana Torrent. Madri: Megazul-Endymion.

LUKÁCS, Georg (1966). La novela historica. Tradução de Jasmin Reuter. México: Era.

MARTIN, Wallace (1986). Recent theories of narrative. Londres: Cornell University Press.

REIS, Carlos (1995). O conhecimento da literatura. Coimbra: Almedina.

Published

2017-01-28

How to Cite

Zilberman, R. (2017). O romance brasileiro contemporâneo conforme os prêmios literários (2010-2014). Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (50), 424–443. https://doi.org/10.1590/2316-40185025

Issue

Section

Free Theme Section