Representações da criança na literatura de autoria indígena
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018462Abstract
A literatura indígena brasileira, que adquire notoriedade a partir dos anos 1990 no bojo de um movimento mais amplo de valorização das diferenças, configura-se como espaço de produção de narrativas híbridas, multimodais e interculturais. As obras escritas por autores de diferentes etnias são um registro privilegiado do contato entre povos, nelas se inscrevem marcas identitárias e se procede, por vezes, a uma contestação de visões monolíticas e representações estereotipadas sobre os índios. Neste texto, o objetivo é analisar representações da criança em sete obras escritas pelos autores indígenas Daniel Munduruku, Olívio Jekupé, Yaguerê Yamã e Wasiry Guará. A análise mostra a recorrência de três estratégias representacionais: a afirmação do pertencimento étnico das personagens; o posicionamento da criança como sujeito ativo e a afirmação da memória e do lugar social dos anciãos no aprendizado das crianças.
Downloads
References
ARIÈS, Philippe (1983). A história social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara.
ALENCAR, José de (1991). Iracema. 24. ed. São Paulo: Ática.
ALENCAR, José de (1996). O Guarani. 20. ed. São Paulo: Ática.
ALMEIDA, Maria Inês de (2009). Desocidentada: experiência literária em terra indígena. Belo Horizonte: Editora UFMG.
BAUMAN, Zygmunt (1999). Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
BERND, Zilá (1992). Literatura e identidade nacional. Porto Alegre: Editora URFGS.
BOSI, Alfredo (1992). Dialética da colonização. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
BUJES, Maria Isabel E. (2000). O fio e a trama: as crianças nas malhas do poder. Educação & Realidade, v. 4, n. 1, p. 25-44.
BUJES, Maria Isabel E. (2002). Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A.
CADEMARTORI, Ligia (1994). O que é literatura infantil. 6. ed. São Paulo: Brasiliense.
CLASTRES, Pierre (1982). A sociedade contra o estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
COHN, Clarice (2005). Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
COLOMER, Teresa (2003). A formação do leitor literário. São Paulo: Global.
GUARÁ, Wasiry (2007). O caso da cobra que foi pega pelos pés. Ilustrações de Ana Luiza Mello. Rio de Janeiro: Imperial; Novo Milênio.
HALL, Stuart (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais no nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, jul./dez..
HALL, Stuart (2003). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: UNESCO.
HUNT, Peter (2010). Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify.
JEKUPÉ, Olívio (2002). Iarandu: o cão falante. São Paulo: Peirópolis.
JEKUPÉ, Olívio (2003). Verá: o contador de histórias. São Paulo: Peirópolis.
JEKUPÉ, Olívio (2006). Ajuda do saci Kamba’i. Ilustrações de Rodrigo Abrahim. São Paulo: CDL.
JEKUPÉ, Olívio (2011). Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena. São Paulo: Global.
LAJOLO, Marisa (1997). Infância de papel e tinta. In: FREITAS, Marcos Cézar (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez.
LOBATO, Monteiro (1927[1972]). Aventuras de Hans Staden. São Paulo: Brasiliense.
MATO, Daniel (1997). Culturas indígenas y populares en tiempos de globalización. Nueva Sociedad, n. 149, p. 100-113.
MUNDURUKU, Daniel (2001). O diário de Kaxi: um curumim descobre o Brasil. Ilustrações das crianças Munduruku da aldeia Kato. São Paulo: Salesiana.
MUNDURUKU, Daniel (2002). Kabá Darebu. Ilustrações de Marie-Thérése Kowalczyk. São Paulo: Brinque e Book.
MUNDURUKU, Daniel (2009). Caçadores de aventuras. Ilustrações de Inez Martins. São Paulo: Caramelo.
NARODOWSKI, Mariano (2008). Infância y poder: la conformación de la pedagogia moderna. Buenos Aires: Aique Educación.
PESSOA, Fernando (1994). Livro do desassossego. Campinas: Editora UNICAMP.
SILVA, Aracy Lopes da; NUNES, Angela (2002). Introdução: contribuições da etnologia indígena brasileira à antropologia da criança. In: SILVA, Aracy Lopes da; MACEDO, Ana Vera Lopes da; NUNES, Angela (Orgs.). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global.
SILVA, Tomaz Tadeu da (2012). A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.
THIÉL, Janice (2012). Pele silenciosa, pele sonora: a literatura indígena em destaque. Belo Horizonte: Autêntica.
YAMÃ, Yaguare (2008). As pegadas do Kurupyra. Ilustrações de Uziel Guaynê. São Paulo: Mercuryo Jovem.
ZILBERMAN, Regina (2005). Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa (1993). Um Brasil para crianças ”“ Para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. 4. ed. São Paulo: Global.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.