A escrita da cidade partida:

identidade e alteridade em Capão Pecado

Autores

  • Luciana Paiva Coronel

DOI:

https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000200002

Resumo

Este artigo discute a representação da cidade no romance Capão Pecado, de Ferréz, que contraria a forte tendência de desterritorialização do espaço urbano no terreno ficcional brasileiro por meio de uma narrativa ancorada em zona específica da periferia paulistana, marcada pela violência e pela miséria extremas e configurada como a base de um movimento de autoafirmação da cultura dos segmentos excluídos. Em um texto fragmentário e cru, escrito com a colaboração de lideranças culturais da região, o autor mescla aspectos da ficção e da escrita de testemunho, buscando construir um sentido de comunidade entre os moradores de Capão Redondo, ao mesmo tempo em que lhes opõe ao centro da cidade, onde residem aqueles que, segundo a concepção que rege a construção da narrativa, se beneficiam das iniquidades da ordem vigente.

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Biografia do Autor

Luciana Paiva Coronel

Doutora em literatura brasileira e professora adjunta de literatura brasileira na Universidade Federal
do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

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Publicado

12/19/2013

Como Citar

Coronel, L. P. (2013). A escrita da cidade partida:: identidade e alteridade em Capão Pecado. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (42), 29–45. https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000200002