Alessandro Buzo e o engajamento literário da periferia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100007Resumo
A literatura contemporaneamente produzida pelos escritores das periferias brasileiras constitui um novo modo de pensar a representação da pobreza, trazendo à tona questões como a posição do autor e o papel da literatura como ferramenta de ação coletiva com efeitos de mobilização e organização da vida das comunidades marginalizadas e socialmente excluídas. O objetivo deste artigo é discutir o tema do engajamento literário como componente indissociável da literatura periférica, a partir da trajetória de Alessandro Buzo como agente cultural, cuja intervenção confere à literatura uma função ao mesmo tempo prática e simbólica.Downloads
Referências
ALVES, Castro (1988). Espumas fl utuantes e outros poemas. São Paulo: Ática.
BENJAMIN, Walter (1985). O autor como produtor. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense.
BUZO, Alessandro (2006a). Guerreira. São Paulo: Edicon.
________ (2006b). Suburbano convicto: o cotidiano do Itaim Paulista. São Paulo: EDICON, 2006.
________ (2008). Favela toma conta. Rio de Janeiro: Aeroplano.
________ (2010). Hip-hop: dentro do movimento. Rio de Janeiro: Aeroplano.
________ (2011). Poetas do Sarau Suburbano: ritmo e poesia. Rio de Janeiro: Ponteio.
________ (2012). Profi ssão MC. São Paulo: nVersos.
DENIS, Benoît (2002). Literatura e engajamento: de Pascal a Sartre. Bauru: Edusc.
EVEN-ZOHAR, Itamar (2002). Literature as goods and literature as tools. In: Neohelicon, v. 29, n. 1, p. 73-83.
FERRÉZ (2005). “Terrorismo literário”. In: FERRÉZ (org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. São Paulo: Global.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de (2004). Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. Rio de Janeiro: Aeroplano.
________ (2007). 26 poetas hoje. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
________ (2010). As fronteiras móveis da literatura. In: Heloisa Buarque de Hollanda <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/?p=67>. Acesso em 15 mai 2012.
NASCIMENTO, Érica Peçanha do (2006). Literatura marginal: os escritores da periferia entram em cena. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) ”“ Universidade de São Paulo, São Paulo.
MANNHEIM, Karl (1982). Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
MATOS, Gregório de (1999). Obra poética completa. Códice James Amado, v. I. Rio de Janeiro: Record.
SANTIAGO, Silviano (2004). O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG.
SANTOS, Joel Rufino dos (2009). Carolina Maria de Jesus: uma escritora improvável. Rio de Janeiro: Garamond.
SCHWARZ, Roberto (org.) (1983). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.