Literatura e ética:
notas para um diálogo que não se acaba
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018511Resumo
Apresentação da seção temática sobre Literatura e Ética, publicada no número 51 da revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea.Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução de Vinícius Nikastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
ARISTÓTELES.Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Borheim. Porto Alegre: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).
BENJAMIN, Walter Sobre o conceito de história. In: BARRENTO, João. O anjo da história. São Paulo: Autêntica, 2012.
CANDIDO, Antonio. Direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades , 1995.
GOTTSCHALL, Johnatha . The storytelling animal. New York: Houghton Mifflin Harcourt, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: 34, 2009.
RUSHDIE, Salman. Haroun and the sea of stories. Londres: Penguin, 2012.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.