Heterotopias da escrita e deslocamentos do literário
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018591Palavras-chave:
heterotopia, política, crítica, escrita, Hospital Psiquiátrico São PedroResumo
Neste artigo, propomos uma abordagem da literatura produzida em espaços heterotópicos (Foucault, 2015), onde a palavra surge inesperada. O interesse recai sobre o que desloca a literatura dos espaços instituídos, na perspectiva de uma crítica política, capaz de pôr em questão divisões e hierarquias na ordem do sensível (Rancière, 2009). O universo dessa escrita é examinado a partir da coletânea Exercícios de uma escrita menor: um olhar atelial (Farina, Garavelo e Fonseca, 2014), conjunto de textos produzidos por pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de (1979). O Alienista. In: ASSIS, Machado de. Obra completa. v. II, Conto e Teatro. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
BARRETO, Lima (2017). Diários do hospício e O cemitério dos vivos. São Paulo: Companhia das Letras.
BENJAMIN, Walter (1985). Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.
BENJAMIN, Walter (1993). O conceito de crítica de arte no Romantismo alemão. Tradução de Marcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, Edusp.
BLANCHOT, Maurice (2013). A comunidade inconfessável. São Paulo: Lumme Editor.
BOURDIEU, Pierre (2011). A distinção. Tradução de Daniela Kern; Guilherme F. Teixeira. 2. ed. São Paulo: Edusp/Porto Alegre: Zouk.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte (1996). Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras.
CANÇADO, Maura Lopes (2015). O hospício é Deus e O sofredor do ver. São Paulo: Autêntica.
CASANOVA, Pascale (2002). A República Mundial das Letras. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade.
DELEUZE, Gilles (1991). Foucault. Tradução de Cláudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (1972). O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. Rio de Janeiro: Ed. 34.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (1977). Kafka: por uma literatura menor. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago.
DERRIDA, Jacques (2014). Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Tradução de Marileide Dias Esqueda. Belo Horizonte: Editora UFMG.
EPIDEMIA das Cores (2016). Direção: Mário Saretta. Documentário, Brasil. (80 min).
FARINA, Juliane T. (2014). Movimentos ateliais. In: FARINA, Juliane T.; GARAVELO, Leonardo M.C.; FONSECA, Tânia M.G. (org.) (2014). Exercícios de uma literatura menor: um olhar atelial. Porto Alegre: Museu UFRGS.
FARINA, Juliane T.; GARAVELO, Leonardo M. C.; FONSECA, Tânia M. G. (org.) (2014) Exercícios de uma literatura menor: um olhar atelial. Porto Alegre: Museu UFRGS.
FONSECA, Tania M G (2014). Escritas em azul. In: FARINA, Juliane T.; GARAVELO, Leonardo M.C.; FONSECA, Tânia M. G. (org.). Exercícios de uma literatura menor: um olhar atelial. Porto Alegre: Museu UFRGS.
FOUCAULT, Michel (2011). Outros espaços. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos III. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
HIDALGO, Luciana (1996). Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. São Paulo: Rocco.
HIDALGO, Luciana (2008). Literatura da urgência: Lima Barreto no domínio da loucura. São Paulo: Annablume.
JASPERS, Karl (1958). Razão e anti-razão em nosso tempo. Rio de Janeiro: ISEB.
KRAUSS, Rosalind (1984). A escultura no campo ampliado. Tradução de Elizabeth Carbone Baez. Gávea, Rio de Janeiro, n. 1. Disponível em: https://bit.ly/34tA45N
LUCIANO, Solange Gonçalves (2014). [Vários textos]. In: FARINA, Juliane T.; GARAVELO, Leonardo M. C.; FONSECA, Tânia M. G. (org.). Exercícios de uma literatura menor: um olhar atelial. Porto Alegre: Museu UFRGS.
POMPEU, Renato (1976). Quatro-Olhos. São Paulo: Alfa-Omega.
RANCIÈRE, Jacques (1995). Políticas da escrita. São Paulo: Editora 34.
RANCIÈRE, Jacques (2009). A partilha do sensível. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34.
RANCIÈRE, Jacques (2011). Política da arte. Disponível em: https://bit.ly/33pAgSy. Acesso em: 20 jun. 2018.
SANT’ANNA, Sérgio (1995). Confissões de Ralfo: uma autobiografia imaginária. Rio de Janeiro: Relume-Dumará.
SILVEIRA, Nise da (1981). Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro: Alhambra.
SOUZA LEÃO, de Rodrigo de (2011). O esquizoide: coração na boca. Rio de Janeiro: Record.
SOUZA LEÃO, Rodrigo de (2010). Todos os cachorros azuis. Rio de Janeiro: Sete Letras.
SOUZA LEÃO, Rodrigo de (2011). Me roubaram uns dias contados. Rio de Janeiro: Record.
SUSSEKIND, Carlos (1998). Armadilha para Lamartine. São Paulo: Companhia das Letras.
WILLIAMS, Raymond (1979). Marxismo e literatura. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.