A estética contemporânea:
nova poética, novo olhar
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000100012Abstract
O chamado Pós-Modernismo no Brasil, como na maioria dos países do mundo ocidental, é um fenômeno multifacetado, repleto de indeterminação. Um dos aspectos desse panorama é a desconfiança das estruturas discursivas pretensamente estáveis que pareciam caracterizar a linguagem modernista, a consciência da precariedade dos fundamentos e determinações, disseminando-se então na ideia de errância, de dispersão, de insuficiência do pensamento dialético de suporte racionalista-iluminista. Essa atitude tende a produzir uma estética do estranhamento, em que a literatura parece inclinar-se a se configurar como uma atividade singular, um ato indiferenciado daquele que escreve, no avesso obscuro e silencioso da linguagem. Este texto pretende empreender uma reflexão sobre como essa dispersão de saberes, e suas relações com o poder de dizer se processam em algumas obras já canônicas da literatura brasileira contemporânea, e como essa condição parece determinar uma nova maneira de se olhar essa literatura, subvertendo os saberes, as formas, os gêneros, os conceitos que até um certo momento nos bastavam para enquadrar o texto literário.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio (1999). Ideia da prosa. Trad. João Barrento. Lisboa: Cotovia.
ALVIM, Francisco (2000). Elefante. São Paulo: Companhia das Letras.
ANTUNES, Arnaldo (1993). Tudos. Rio de Janeiro: Iluminuras.
BARROS, Manoel de (2007). Poemas rupestres. 3. ed. Rio de Janeiro: Record.
BLANCHOT, Maurice (2003). La part du feu. Paris: Gallimard.
CAMPOS, Augusto (2003). NÃO poemas. São Paulo: Perspectiva.
CONNOR, Steven (2004). Cultura pós-moderna: introdução à s teorias do contemporâneo. 5. ed. Trad. Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola.
DELEUZE, Gilles (1997). Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34.
HASSAN, Ihab (1982). The dismemberment of Orpheus. Madison: The University of Wisconsin Press.
HEIDEGGER, Martin (2008). A origem da obra de arte. Lisboa: Editora 70.
LEITE, Sebastião Uchoa (1991). A uma incógnita. São Paulo: Iluminuras.
LEMINSKI, Paulo (2000). La vie en close. São Paulo: Brasiliense.
MACHADO, Roberto (2000). Foucault, a fi losofi a e a literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
PRADO, Adélia (1993). Bagagem. Sao Paulo: Editora Siciliano.
______ (2006). O coração disparado. Rio de Janeiro, Record.
SALOMÃO, Waly (2000). Gigolô de bibelôs. Rio de Janeiro: Rocco.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.