Aira como autor de si-próprio?
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018388Resumo
O ensaio pretende discutir a relação entre a constituição de uma obra e a elaboração de uma figura autoral, tematizando o processo de construção da fatura literária e o esboço da trajetória de formação de um nome de autor, a fim de relativizar a simplicidade da associação direta entre vida e obra. Por meio do comentário de alguns procedimentos encontrados nas narrativas do argentino César Aira, pretende-se pensar na maneira como um escritor inscreve-se autor no campo literário.
Downloads
Referências
AIRA, César (2005). Cómo me reí. Rosario: Beatriz Viterbo Editora.
______ (2004) [1998]. Alejandra Pizarnik. Rosario. Beatriz Viterbo Editora
______ (2003) [1991]. Copi. Rosario: Beatriz Viterbo Editora.
______ (2002). La liebre. Barcelona: Emece.
______ (1998). Las curas milagrosas del doctor Aira. Buenos Aires: Ediciones Simurg.
______ (2006) [2001]. Cumpleaños. Barcelona: Del Bolsillo.
______ (1997). La serpiente. Rosario: Beatriz Viterbo Editora.
______ (2003). El tilo. Rosário: Beatriz Viterbo Editora.
BAPTISTA, A. B. (2005). “Excurso - a figuração do autor: os dois primeiros capítulos de S. Bernardo”. In: O livro agreste: ensaio de curso de literatura brasileira. Campinas: Editora da Unicamp.
______ (2003). A formação do nome. Campinas: Editora da Unicamp.
CONTRERAS, Sandra (2002). Las vueltas de César Aira. Rosario: Beatriz Viterbo Editora.
HOPENHAYN, Silvia (1998). “Una novela fuera del canon y sin compromisos con la época: casi todo está permitido.”. La Nación Line. 13 de maio.
KOHAN, Martín (1992). “Repetición y diferencia”. Suplemento el cronista cultural.
LINK, Daniel (2005). Cuadernos hispanoamericanos. Disponível em: <http://www.linkillo.blogspot.com>. Acesso em: 02 de maio de 2010.
PREMAT, Julio (2007). Entre fi cción y refl exión: Saer y Piglia. México: El Colegio de México, Centro de Estudios Lingüísticos y Literarios.
PRIETO, Julio (2007). “Vanguardia y mala literatura: de Macedonio a César Aira”. Disponível em: <http://www.malescribir.de/wp-content/2007/11/malas_escrituras.pdf>. Acesso em: 02 de maio de 2010.
RONAI, Cora (Org.) (2006). Caiu na rede: os textos falsos da internet que se tornaram clássicos. Rio de Janeiro: Agir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.