Valores? Para quem?
Resumo
O ensaio parte do pressuposto de que a pluralidade da prosa brasileira contemporânea permite a convivência de ao menos duas vertentes, a da literatura da elegância e a da literatura do entrave, que, através dos valores implícitos com que lidam, convivem lado a lado no panorama atual da prosa literária de ficção. Os nomes escolhidos para análise são os de Adriana Lisboa e Clarah Averbuck.
Downloads
Referências
ANTELO, Raul. “Valor e pós-crítica”, em MARQUES, R. e VILELA, L. H.(org.) Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Ed. da UFMG/ Abralic, 2002.
ARRIGUCCI, Davi. A poesia de Manuel Bandeira: humildade, paixão e morte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
AVERBUCK, Clarah. Das coisas esquecidas atrás da estante. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2003.
______. “A intimidade aberta na Internet”, em http://www.dexedrina.hpg.ig.com.br/zh.html.
______. Máquina de pinball. São Paulo: Conrad, 2002.
______. Vida de gato. São Paulo: Planeta, 2004.
CALVINO, Ãtalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Trad. de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CAPARRÓS, M. “Nuevos avances y retrocesos de la nueva novela argentina en lo que va del mês de abril”, em Babel, nº 10, julho, 1989.
FIGUEIREDO, R. Depoimento anotado em palestra realizada pelo autor e promovida pelo prof. Flávio Carneiro na Uerj em 26/04/2001.
GRÜNER, Eduardo. El arte, el tedio y más allá (Norma), http://www.pagina12.com.ar/2001/suple/libros/01-03/01-03-11/nota1.htm
HUYSSENS, Andreas. “Literatura e cultura no contexto global”, em MARQUES, R. e VILELA, L. H.(org.) Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Ed. da UFMG/ Abralic, 2002.
______. Memórias do modernismo. Trad. de Patrícia Frias. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1996.
LISBOA, Adriana. “Confissões de um adolescente”, em Jornal do Brasil, Idéias, 21 set., 2002.
______. Sinfonia em branco. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
LOPES, Denilson. O retorno do sublime. Texto inédito, 2002.
ROSSET, Clément. O princípio da crueldade. Trad. de José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
SANTIAGO, Silviano. “A nova ficção brasileira”, em Revista Veredas online, nº 69. Disponível em www.cultura-e.com.br, acessado em setembro de 2001.
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
SUSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária. polêmicas, diários, e retratos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.