Poemas entre músicas:

dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea

Autores

  • Robson Coelho Tinoco
  • Marília de Alexandria

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40183710

Resumo

A partir do sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical pode se estruturar um processo didático com atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Referente à audição de músicas e leitura literária, essa didática objetiva entender os alunos como indivíduos representados por um forte componente dialógico de recepção ético-estética. Assim, no atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas acredita-se que, à medida que o aluno-indivíduo perceba a relação dessa dialogia artística, a percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará que ela seja apreendida, também, como elemento melopoético contemporâneo. Para tanto, e apoiados em conceitos de Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, os fundamentos teóricos de tal processo didático valorizam, basicamente, uma concepção comparada, dialógica e interacionista dessas linguagens artísticas. 

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Publicado

07/27/2011

Como Citar

Tinoco, R. C., & Alexandria, M. de. (2011). Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (37), 157–169. https://doi.org/10.1590/2316-40183710

Edição

Seção

Seção Temática