Midiologia, linguagem e poesia
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018379Resumo
As novas possibilidades abertas pela comunicação em rede, no que diz respeito a sua produção, circulação e consumo, e as instigantes possibilidades que a cultura digital abre para a literatura em suas diversas formas, na medida em que implicam modificações significativas nos seus usos, necessitam de novos aportes teórico-metodológicos. Cremos, contudo, que uma tal necessidade, diríamos crítica em toda amplitude, deve estar articulada a uma reflexão sobre os processos técnicos que agiram diretamente sobre a literatura ao longo de todos estes séculos de sua existência. Pensamos ainda que a poesia, exatamente por ter dialogado sem interrupção com tais processos, tenha muito a nos dizer a respeito do que consideramos, na esteira de Régis Debray (1995) e Lévy (1997), as três idades da inteligência, centradas na voz, na escrita e no vídeo digital.
Downloads
Referências
BÃBLIA Sagrada (1950). Versão de Antônio Pereira de Figueiredo. São Paulo: Ed. das Américas, 1950. Cap. 1, vers. 1.
CHARTIER, Roger (1999). A aventura do livro: do leitor ao navegador. 2. ed. São Paulo: Unesp/Imprensa Ofi cial do Estado.
DEBRAY, Régis (1995). Manifestos midiológicos. Rio de Janeiro: Vozes.
FAUNDEZ, Antônio (1994). “A passagem da oralidade à escrita na África e na América Latina”. In: A expansão da escrita na África e na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
FOUCAULT, Michel (2001). “Literatura e linguagem”. In: MACHADO, Roberto. Foucault, a fi losofi a e a literatura. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
FRUTIGER, Adrian (2006). “Os sinais que registram a linguagem”. In: Sinais e símbolos: desenho projeto e signifi cado. São Paulo: Martins Fontes.
HAVELOCK, Eric (1996). “A psicologia da declamação Poética”. In:_____. Prefácio a Platão. Campinas: Papirus.
KERCKHOVE, Derrick de (1996). “O senso comum, antigo e novo”. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina. São Paulo: Editora 34.
LÉVY, Pierre (1997). As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34.
ONG, Walter (1998). Cultura oral e cultura escrita. Campinas: Papirus.
MAINGUENEAU, Dominique (2006). Discurso literário. São Paulo: Contexto.
MANGUEL, Alberto (2001). Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras.
SANTAELLA, Lucia (2001). Matrizes da linguagem e pensamento ”“ sonora, visual, verbal ”“ aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras.
ZUMTHOR, Paul (2000). A letra e a voz. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.