De (re)conto e (des)encanto:

uma leitura de Fita verde no cabelo

Autores

  • Elvya Ribeiro Pereira

Resumo

Fita verde no cabelo: nova velha história, conto de Guimarães Rosa, apresenta uma leitura de Chapeuzinho Vermelho. Como indica o subtítulo ”“ nova velha história ”“, a narrativa rosiana ressignifi ca as versões tradicionais de Chapeuzinho, projetando a história em meio à perplexidade do mundo contemporâneo, desconstruindo certezas, deslocando fantasias. A partir de refl exões sobre a tradição oral, narrativa e memória, negação da experiência no mundo contemporâneo, pretendemos mostrar como o conto de Guimarães Rosa problematiza a trajetória da protagonista, Fita-Verde, num desdobrar-se em simbiose com a fala-fato de um narrador que trama o destino desta lendária menina, agora em situação dramática, evocando gestos e arquétipos que lhe escapam nos desvãos de uma consciência desencantada. A velha fantasia do tempo das fadas, requisitada pelo seu ser de linguagem e seu universo ontologicamente situado no próprio enredo do conto, sofre os refluxos de um tempo de crises, em que o confronto com a solidão é uma face da morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter (1987). “Experiência e pobreza” e “O Narrador: considerações acerca da obra de Nikolai Leskov”. In: Magia e técnica, arte e políticas: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.

BETTELHEIM, Bruno (1980). A psicanálise dos contos de fadas. 6. ed. Trad. Aline Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

BOSI, Alfredo (1988). “Céu, inferno”. In: Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideologia. São Paulo: Ática.

BUARQUE, Chico (1997). Chapeuzinho Amarelo. Ilust. Ziraldo, Rio de Janeiro: José Olympio.

CALVINO, Ãtalo (1990). “Leveza”. In: Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Trad. Ivo Barroso, São Paulo: Companhia das Letras.

CASCUDO, Luis da Câmara (1986). “O Chapelinho Vermelho”. In: Contos tradicionais do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp.

DARNTON, Robert (1986). “Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso”. In: O grande massacre dos gatos ”“ e outros episódios da História Cultural Francesa. 2. ed. Trad. Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal.

GRIMM, Jacob e Wilhelm (1989). “Chapeuzinho Vermelho”. In: Os contos de Grimm. 2. ed. Ilust. Janusz Grabianshi. Trad. Tatiana Belinky. São Paulo: Edições Paulinas.

ROSA, João Guimarães (1992). Fita Verde no Cabelo: nova velha história. Ilust. Roger Mello. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Downloads

Publicado

02/24/2011

Como Citar

Pereira, E. R. (2011). De (re)conto e (des)encanto:: uma leitura de Fita verde no cabelo. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (36), 131–140. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9714

Edição

Seção

Seção Temática