Nas tramas da memória:

a cronista e militante Eneida de Moraes

Autores

  • Eunice Santos

Resumo

O conjunto da obra de Eneida de Moraes, escritora e jornalista paraense, destaca-se um número significativo de crônicas que expressam a vinculação dessa produção à sua militância político-partidária. Com o objetivo de mostrar essa articulação, foram examinados textos extraídos dos livros que compõem a trilogia memorialista de Eneida: Cão da madrugada (1954), Aruanda (1957) e Banho de cheiro (1962). Para consolidar a análise dos conteúdos e do discurso latentes nesse corpus de estudo, o enfoque crítico foi respaldado em: bibliografia sobre mulheres, literatura, militância e relações de gênero; relatos de informantes; e peças documentais localizadas nos arquivos da Delegacia da Ordem Política e Social (DOPS/ SP) e do Superior Tribunal Militar (STM/ DF).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVARES, Maria Luzia e Santos, Eunice Ferreira dos. “Violência e política em ‘companheiras de Aruanda’”, em Ferreira, Maria Mary (org.). Os poderes e os saberes das mulheres: a construção do gênero. São Luís-MA: EDUFMA, 2001.

APERJ. Arquivos das Polícias Políticas: reflexões de nossa história contemporânea. 2ª. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1996.

BRUSCHINI, Cristina e SORJ, Bila (orgs.). Novos olhares: mulheres e relações de gênero no Brasil. São Paulo: Marco Zero, 1995.

CASTRO, Maria de Moraes Werneck. A sala 4: a primeira prisão política feminina. Rio de Janeiro: CESAC, 1988.

COSTA, Albertina de Oliveira e BRUSCHINI, Cristina (orgs.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro/São Paulo: Rosa dos Ventos/Fundação Carlos Chagas, 1992.

DERRIDA, Jaques. A escritura e a diferença. Trad. de Maria Beatriz Silva. São Paulo: Perspectiva, 1971.

DUARTE, Constância Lima. “O cânone literário e a autoria feminina”, em Agui ar, Neuma (org.). Gênero e ciências humanas: desafio à s ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Ventos, 1997.

INVENTÁRIO DESPS. Delegacia Especial de Segurança Política e Social. 2ª. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2002.

MORAES, Eneida de. Cão da madrugada. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1954.

_______. Aruanda. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1957.

_______. Banho de cheiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.

_______. “Autocrítica”. A Província do Pará, Belém, 03/09/1967. 2º. cad., p. 2.

MORAES, João Quartim e Reis Filho, Daniel Aarão (orgs.). História do marxismo no Brasil: o impacto das revoluções. v. 1. 2ª. ed. Campinas: Unicamp, 2003.

RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro: Record, 1975.

RANCIÉRE. Política da escrita. Rio de Janeiro: Edições 34, 1995.

SANTOS, Eunice Ferreira dos. O documentário social em Cão da madrugada: o caos e o cosmos. Dissertação de Mestrado. Centro de Letras da Universidade Federal do Pará, Belém, 1994.

_______. Eneida de Moraes: militância e memória. Tese de Doutorado. Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2004.

VIANNA, Lúcia Helena. “Mulheres revolucionárias de 30”. Gênero, v. 2, nº. 2. Niterói, 2002, pp. 27-34.

Downloads

Publicado

01/04/2011

Como Citar

Santos, E. (2011). Nas tramas da memória:: a cronista e militante Eneida de Moraes. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (32), 69–76. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9568

Edição

Seção

Seção Temática