Literatura marginal em revista

Autores

  • Marcos Zibordi

Resumo

Este texto analisa a produção ficcional de duas edições especiais da revista Caros Amigos dedicadas à literatura: Literatura margina ”“ A cultura da periferia ”“ Ato I e Ato II, de 2001 e 2002 respectivamente. A discussão é norteada por três eixos interpretativos. O primeiro trata das trajetórias de vida interrompidas e contadas por um narrador característico que, de várias formas, transpõe suas vivências para a criação literária. O saldo da experiência aparece, por exemplo, no registro impresso da fala e na tensão entre gíria e vocabulário culto, identificada nos textos. O segundo viés é o do projeto pedagógico da literatura que se quer marginal. São discutidos os problemas de inserção e circulação da produção artística com finalidades sociais, além de algumas relações com o rap. O terceiro ponto é o da memória ressentida que sustenta a oposição entre opressores e oprimidos. Ela fala da histórica desigualdade social do país, raiz da lembrança que presentifica o saco de ossos do passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Elaine Nunes de. Rap e educação, rap é educação. São Paulo: Summus, 1999.

ANSART, Pierre. “História e memória dos ressentimentos”, em BRESCIANI, Stella Bresciani & NAXARA, Márcia (org.). Memória e (res)sentimento: Indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Unicamp, 2001, pp. 15-36.

BENJAMIN, Walter. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov”, em Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CASSEANO, Patrícia; DOMENICH, Mirella & ROCHA, Janaina. Hip hop: a periferia grita. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.

CUNHA, Eneida Leal. “Margens e valor cultural”, em: MARQUES, Reinaldo & VILELA, Lúcia Helena (org.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG, Abralic, 2002.

DALCASTAGNÈ, Regina. “Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea”, em Estudos de literatura brasileira contemporânea, n.º 20. Brasília, julho/agosto de 2002, pp.33-77.

DELEUZE, Gilles, GATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. de Lígia M. Ponde Vassallo. Petrópolis: Vozes, 1987.

______. A arqueologia do saber. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

______. A ordem do discurso. Trad. de Laura Fraga Sampaio. São Paulo: Loyola, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREUD, Sigmund. “O bloco maravilhoso”, em Totem e Tabu. Rio de Janeiro: Delta, 1946.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. de Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LUCAS, Fábio. O caráter social da literatura brasileira. 2 ed. São Paulo: Quíron, 1976.

NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. 2 ed. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

REVISTA DO BRASIL. “O que é literatura política hoje?”, ano 2, n.º 5, 1986.

RODRIGUEZ, Benito Martinez. “Mutirões discursivos: literatura e vida comunitária nas periferias urbanas”, em Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília, n.º 22, julho/dezembro, 2003 (no prelo).

SAFRANSKI, Rüdiger. Nietzsche, biografia de uma tragédia. Trad. De Lya Lett Luft. São Paulo: Geração Editorial, 2001.

SANTIAGO, Silviano. “O narrador pós-moderno”. Revista do Brasil, ano 2, n.º 5, 1986.

SCHWARTZ, Jorge & SOSNOWSKI, Saul (org.). Brasil: o trânsito da memória. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

SCHWARZ, Roberto (org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Downloads

Publicado

01/17/2011

Como Citar

Zibordi, M. (2011). Literatura marginal em revista. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (24), 69–88. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9006

Edição

Seção

Seção Temática