“Isso vai ser um caos!”: distopia e autoritarismo em Namíbia, não!
Palavras-chave:
distopia; autoritarismo; espaço; Namíbia, não! ; Aldri AnunciaçãoResumo
Este artigo analisa como a narrativa de Namíbia, não!, texto teatral do ator e diretor baiano Aldri Anunciação, elabora um universo distópico em que o cruzamento de temporalidades expõe contradições do passado, amplia a percepção sobre a violência racial do presente e realiza projeções de futuro em que a hostilidade e as interdições se materializam no espaço. Para isso, utiliza contribuições de intelectuais como Grada Kilomba (2019), em Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano; de Abdias do Nascimento (2004), em “Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões”; de Leda Maria Martins (2020), em “Como respirar?”; e de Gregory Claeys (2017), em Dystopia: a natural history. A study of modern despotism, its antecedents, and its literary diffractions.
Downloads
Referências
ANUNCIAÇÃO, Aldri (2020). Trilogia do confinamento: Namíbia não!, Embarque imediato, O campo de batalha. São Paulo: Perspectiva.
CLAEYS, Gregory (2017). Dystopia: a natural history. A study of modern despotism, its antecedents, and its literary diffractions. Oxford: Oxford University Press.
KILOMBA, Grada (2019). Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó.
MARTINS, Leda Maria (2020). Como respirar? In: ANUNCIAÇÃO, Aldri. Trilogia do confinamento: Namíbia não!, Embarque imediato, O campo de batalha. São Paulo: Perspectiva. p. 11-25.
NASCIMENTO, Abdias do (2004). Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados, v. 18, n. 50, p. 209-224. https://doi.org/10.1590/S0103-40142004000100019» https://doi.org/10.1590/S0103-40142004000100019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.