Espiridião, o carnaval e uma estética do moderno na Florianópolis de Salim Miguel
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40186216Palavras-chave:
Salim Miguel, Florianópolis, Modernismo, modernidadeResumo
Neste artigo, analisamos algumas chaves provocadas pelo conto “Carnaval: casos de Espiridião”, narrativa que compõe o livro de estreia de Salim Miguel, Velhice e outros contos, para construir um quadro que se ocupa tanto da imagem de Florianópolis que nele está amalgamada quanto da própria experiência modernista na qual a obra se insere. Assim, discutimos alguns aspectos da cidade que se moderniza e em como esses elementos aparecem, primeiro, em um plano discursivo, o que aponta para uma série de contradições que nos faz atentar à forma. Nessa análise, apontamos para como o conto mimetiza a estrutura dual das elites da cidade e, ao mesmo tempo, impõe, pela montagem, a presença do modernismo como possibilidade de diferenciação.
Downloads
Referências
ARAUJO, Hermetes Reis de (1989). A invenção do litoral: reformas urbanas e reajustamento social em Florianópolis na primeira república. 1989. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
BENJAMIN, Walter (2016). Origem do drama trágico alemão. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica.
BENJAMIN, Walter (2017a). Rua de mão única: infância berlinense: 1900. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica.
BENJAMIN, Walter (2017b). Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
BENJAMIN, Walter (2019). Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica.
CABRAL, Oswaldo Rodrigues (1979). Nossa Senhora do Desterro: memórias. Florianópolis: Lunardelli.
CANDIDO, Antonio (1975). Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades.
CARDOSO, Fernando Henrique (2000). Negros em Florianópolis: relações sociais e econômicas. Florianópolis: Insular.
CASCAES, Franklin (2008). Crônicas de Cascaes. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes. v. 1.
CASCAES, Franklin (2012). O fantástico na Ilha de Santa Catarina. Florianópolis: EdUFSC.
D’EÇA, Othon Gama (2008). Homens e algas. 5. ed. Florianópolis: EdUFSC.
DIDI-HUBERMAN, George (2012). Quando as imagens tocam o real. Tradução de Patícia Carmello e Vera Casa Nova. PÓS, v. 2, n. 4, p. 206-219.
DIDI-HUBERMAN, George (2017). Povos expostos, povos figurantes. Tradução de Maria da Luz Correia. Vista, n. 1, p. 16-31.
FLORES, Maria Bernardete Ramos (1997). A Farra do Boi: palavras, sentidos, ficções. Florianópolis: EdUFSC.
MIGUEL, Salim (1981). Velhice e outros contos. Florianópolis: FCC.
MIGUEL, Salim (1994). Primeiro de abril: narrativas da cadeia. Rio de Janeiro: José Olympio.
MIGUEL, Salim (2000). Nur na escuridão. Rio de Janeiro: Topbooks.
MOTTA, Flávia de Mattos (2015). Sonoro silêncio: história e etnografia do aborto. Ponta Grossa: Todapalavra.
PEREIRA, Ivonete (2004). As decaídas: prostituição em Florianópolis (1900-1940). Florianópolis: EdUFSC.
RAMOS, Átila (1997). Carnaval da ilha. Florianópolis: Papa Livro.
RAMOS, Sebastião (1999). No tempo do Miramar. Florianópolis: Editora Papa-Livro.
REBELO, Marques (2003). O simples coronel Madureira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
REBELO, Marques (2010). Florianópolis. In: REBELO, Marques. Cenas da vida brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio.
SARLO, Beatriz (2004). La imaginación técnica: sueños modernos de la cultura argentina. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión.
SARLO, Beatriz (2013). Sete ensaios sobre Walter Benjamin e um lampejo. Tradução de Joana Angélica d’Avila Melo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
SCHWARZ, Roberto (2014). O sentido histórico da crueldade em Machado de Assis. In: SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. São Paulo: Penguin-Companhia.
SIMMEL, Georg (2005). As grandes cidades e a vida do espírito. Tradução de Leopoldo Waizbort. Mana, v. 11, n. 2, p. 577-591.
SONTAG, Susan (1993). O amante do vulcão. Tradução de Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras.
STODIECK, Beto (1999). Na Praça XV, o carrossel da boneca viva. In: PORTO, Bea; LAGO, Fernanda (Org.). É tudo mentira: a história segundo Beto Stodieck. Florianópolis: Verde Água Produções Culturais.
TRAMONTE, Cristiana (1995). A pedagogia das escolas de samba de Florianópolis: a construção da hegemonia cultural através da organização do carnaval. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
VIEIRA, Alexandre Sardá (2010). Sessão das moças: história, cinema, educação (Florianópolis: 1943-1962). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Natan Schmitz Kremer, Alexandre Fernandez Vaz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.