Em busca da terra sem males: violência, migração e resistência em Kaká Werá Jecupé e Eliane Potiguara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018587

Palavras-chave:

literatura indígena brasileira, violência, migração, resistência

Resumo

O artigo tematiza a literatura indígena brasileira produzida a partir da década de 1990, em especial nas obras de Kaká Werá Jecupé e de Eliane Potiguara, por meio da relação de violência histórica, migração forçada, ameaça de perda de identidade e luta política enquanto núcleo e mote dessa mesma literatura de autoria indígena. O argumento central a ser defendido está em que esses/as escritores/as são profundamente moldados/as e impactados/as pela violência simbólico-material a que foram submetidos/as em termos de nossa modernização conservadora, de modo que o medo da morte, a dor pela perda de seus territórios e pela negação de sua identidade cultural, a lembrança saudosista e melancólica da destruição de seu lar e dos seus, bem como a migração forçada, o não reconhecimento e a invisibilização sociais, a fome e a miséria vividas nas periferias da cidade, levam à construção de um relato autobiográfico, testemunhal e mnemônico da sua singularidade étnico-antropológica e da violência colonial que possui um sentido altamente político e politizante, profundamente carnal, pungente e vinculado. Desse modo, o que se pode concluir da leitura e do estudo da literatura indígena brasileira é exatamente esse sentido político que ela assume em termos de crítica social, resistência cultural, luta política e práxis pedagógica, uma literatura que sai da ficcionalidade e assume exatamente o papel de crítica, produzida pelas vítimas por si mesmas e desde si mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Inês de; QUEIROZ, Sônia (2004). Na captura da voz: as edições da narrativa oral no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica; Fale/UFMG.
BANIWA, Gersem (2006). O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Laced/Museu Nacional.
DALCASTAGNÈ, Regina (2012). Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte.
ESBELL, Jaider (2013). Tardes de agosto, manhãs de setembro, noites de outubro. Boa Vista: Edição do Autor.
ESCALANTE, Emilio del Valle (2015). Teorizando las literaturas indígenas contemporáneas. Raleigh: A Contracorriente.
FERNANDES, Florestan. (2008). A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2008.
GUAJAJARA, Sonia (2018). Sonia Guajajara. Organização de Kaká Werá. Coordenação de Sérgio Cohn e de Idjahure Kadiwel. Rio de Janeiro: Azougue.
HABERMAS, Jürgen (2012). Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes. v. 1.
JECUPÉ, Kaká Werá (1998). A terra dos mil povos: história indígena contada por um índio. São Paulo: Peirópolis.
JECUPÉ, Kaká Werá (2002). Oré Awé Roiru’a Ma: todas as vezes que dissemos adeus. São Paulo: TRIOM.
JEKUPÉ, Olívio (2002). Xerekó Arandu: a morte de Kretã. São Paulo: Peirópolis.
JEKUPÉ, Olívio (2009). Literatura escrita pelos povos indígenas. São Paulo: Scortecci.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce (2015). A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.
KRENAK, Ailton (2015). Encontros. Organização de Sérgio Cohn. Rio de Janeiro: Azougue.
KRENAK, Ailton (2017). Ailton Krenak. Organização de Kaká Werá. Coordenação de Sérgio Cohn e de Idjahure Kadiwel. Rio de Janeiro: Azougue.
MUNDURUKU, Daniel (2012). O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1980). São Paulo: Paulinas.
MUNDURUKU, Daniel (2016). Memórias de índio: uma quase autobiografia. Porto Alegre: Edelbra.
POTIGUARA, Eliane (2018). Metade cara, metade máscara. Lorena: DM Projetos Especiais.
SÁ, Lúcia (2012). Literatura da floresta: textos amazônicos e cultura latino-americana. Rio de Janeiro: Eduerj.
SOUZA, Jessé de (2012). A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
TUKANO, Alvaro (2017). Alvaro Tukano. Organização de Kaká Werá. Coordenação de Sérgio Cohn e de Idjahure Kadiwel. Rio de Janeiro: Azougue. (Coleção Tembetá).
WERÁ, Kaká (2017). Kaká Werá. Organização de Kaká Werá. Coordenação de Sérgio Cohn e de Idjahure Kadiwel. Rio de Janeiro: Azougu.e (Coleção Tembetá).

Downloads

Publicado

10/30/2019

Como Citar

Danner, L. F. ., Dorrico, J. ., & Danner, F. . (2019). Em busca da terra sem males: violência, migração e resistência em Kaká Werá Jecupé e Eliane Potiguara. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (58), 1–17. https://doi.org/10.1590/2316-4018587