Ilustração e ludicidade na representação do projeto arquitetônico

Autores

  • Moacir Moreira

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v13.n2.2023.10

Palavras-chave:

Representação; Arquitetura; Ludicidade; Comunicação.

Resumo

A representação arquitetônica é o canal comunicativo mais potente entre o profissional e o cliente, visto que através dela a concepção projetual é esboçada, transmitindo a mensagem final. Desse modo, o presente artigo tem como foco central analisar como os métodos representativos não convencionais podem ser importantes ferramentas de conexão entre a obra e o espectador. Uma vez que o uso de imagens como instrumento comunicativo é visto desde os primórdios da humanidade, através das pinturas rupestres e de inúmeras formas de artes na modernidade. Todo esse processo de emissão de mensagem é realizado a partir de signos e significados que aplicados assertivamente, como na construção do projeto The Strip do Office of Metropolitan Architecture,
desenvolvem no leitor um olhar especular gerado pela interpretação dos códigos visuais de um sistema de leitura. Portanto, a partir de uma revisão bibliográfica a seguinte pesquisa tem como objetivo debater como o emprego das ferramentas lúdicas no campo da arquitetura é de extrema importância para agregar valores sociais, direcionando o receptor para o campo metafórico do projeto. Em suma, estudar e compreender a representação visual não convencional é de suma importância para alcançar a plenitude da mensagem arquitetônica, indo além dos caracteres técnicos construtivos.

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Publicado

02-01-2024

Como Citar

Moreira, M. (2024). Ilustração e ludicidade na representação do projeto arquitetônico. Revista Estética E Semiótica, 13(2), 126–135. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v13.n2.2023.10