POÉTICAS DA PAISAGEM: DO SUBLIME AO PITORESCO NO MOVIMENTO LAND ART

Autores

  • Sued Ferreira da Silva Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília
  • Luciana Saboia Fonseca Cruz Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília
  • Ana Elizabete Medeiros Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v6.n1.2016.10

Palavras-chave:

Paisagem, Teoria de projeto, Sublime, Pitoresco, Land art

Resumo

O presente artigo propõe uma investigação das convergências entre práxis artística e paisagem, tendo como objeto de estudo o processo de projeto do movimento Land Art e a experiência estética de suas obras à luz das reinterpretações contemporâneas do sublime e pitoresco. O Land Art surge nos anos 60 motivado pelo discurso ecológico, na busca pela reinserção do homem à Natureza por meio da arte, utilizando como suporte a paisagem, o território, os resíduos dos processos de urbanização e industrialização. A saída dos espaços de legitimação dos museus e galerias para o exterior torna-se uma crítica a mercantilização da arte, que toma forma quando se estabelece um diálogo com a paisagem, fazendo uso de sua materialidade, especificidades e transitoriedade intrínseca. Isto vem a expandir as problematizações a respeito de sua apreensão e transformações históricas, como também as possibilidades da experiência estética, que passa a incorporar todo o processo de construção da obra, desde a escolha do sítio, deslocamentos à produção de narrativas, diários de viagens, fotografias, filmes e registros diversos. 

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Biografia do Autor

Sued Ferreira da Silva, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília

Discente do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília,
na Área de Concentração de Teoria, História e Crítica em Arquitetura e Urbanismo. É membro do Núcleo de
Estética, Hermenêutica e Semiótica (NEHS/CNPQ) e do Laboratório de Estudos da Urbe (LabeUrbe), ambos no
âmbito do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UnB.

Luciana Saboia Fonseca Cruz, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília (1997) com estudos na Universidade Federal do Rio
Grande do Sul - FAU/UFRGS (1994), obteve mestrado (2003) e doutorado em Théorie et Histoire de
l'Architeture et la Ville na Université Catholique de Louvain, UCL - Bélgica (2009). É professora (Adjunta III -
DE) da Faculdade de Arquitetura - UnB, credenciada ao Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em
Arquitetura e Urbanismo.

Ana Elizabete Medeiros, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (1995); Mestre em Urbanismo pelo Institut d'Urbanisme de Grenoble - Université Pierre Mendès France (1997), Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2002) e Pós-doutora em Urbanismo pelo Laboratório PACTE - IUG/IGEA da UPMF, em Grenoble (2008). É Professora Adjunta II do Departamento de Teoria e História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - THA/FAU-UnB (2009).

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Publicado

19-07-2016

Como Citar

Silva, S. F. da, Cruz, L. S. F., & Medeiros, A. E. (2016). POÉTICAS DA PAISAGEM: DO SUBLIME AO PITORESCO NO MOVIMENTO LAND ART. Revista Estética E Semiótica, 6(1). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v6.n1.2016.10

Edição

Seção

Artigos