A TORRE DE ISMÁLIA: SOBRE MUROS INVISÍVEIS E SINGULARIDADES URBANAS

Autores

  • Ana Paula Vieceli Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v6.n1.2016.06

Palavras-chave:

Loucura, Cidade, Polis, Corpo

Resumo

As linhas que se seguem tentarão exprimir a experiência de um acompanhamento terapêutico em suas errâncias por espaços da cidade de Porto Alegre, durante a participação no grupo ATnaRede da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2013. Entendendo a cidade como um lugar da loucura, um espaço de infinitas possibilidades de criação de modos existenciais para o louco, o tema da loucura e seus lugares se aproxima dos temas da cidade e do urbanismo e com estes vem somar-se. O AT, com sua capacidade de tecer redes de relações junto ao acompanhado, se ocupa também da experiência de construção de uma nova cidade. Acompanhante e acompanhado, acabam por se desprender das condições dadas de uma cidade para que uma outra cidade possa ser habitada. Essa nova cidade é construída no exato momento em que juntos, acompanhante e acompanhado, e demais atores que surgem no caminho, a percorrem. Essa construção se alinha com o devir polis da cidade, se alinha com o desejo de criação de uma cidade que possa acolher a diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Vieceli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Arquiteta e Urbanista. Graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2011). Mestre pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura - PROPAR/UFRGS (2014), cuja dissertação "Lugares da Loucura: arquitetura e cidade no encontro com a diferença" recebeu o prêmio Enamparq de melhor dissertação (2015). Doutoranda pelo PROPAR/UFRGS e desenvolvendo a pesquisa sobre a cegueira e o invisível na arquitetura.

Referências

A CASA, Equipe de acompanhantes terapêuticos do Hospital-dia (org). A rua como espaço clínico: acompanhamento terapêutico. São Paulo: Escuta, 1991.

BAPTISTA, Luís Antônio. Tartarugas e vira-latas em movimento: políticas da mobilidade na cidade. In: JACQUES, P. Berenstein; BRITTO, Fabiana Dultra (org.). CORPOCIDADE: debates, ações e articulações. Salvador: EDUFBA, 2010, p. 42-53

BRITTO, Fabiana Dultra. Co-implicações entre Corpo e Cidade: da sala de aula à plataforma de ações. In: BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola Berenstein (org.). Corpocidade: Debates, Ações e Articulações. Salvador: EDUFBA, 2010.

BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola Berenstein. Cenografias e corpografias urbanas: um diálogo sobre as relações entre corpo e cidade. Cadernos PPG-AU/UFBA, Vol. 7, edição especial - Paisagens do Corpo, 2008. p. 79-86.

FUÃO, Fernando Freitas. Arquitetura e Vazio. Entrevista para Marina Mezzacappa. Julho de 2008. Disponível em: . Acesso em: out 2013.

PALOMBINI, Analice de Lima (Org.). Acompanhamento Terapêutico na Rede Pública: a Clínica em Movimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004

_______. Vertigens de uma psicanálise a céu aberto: a cidade. Contribuições do acompanhamento terapêutico à clínica na reforma psiquiátrica (Tese). Doutorado em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

PALOMBINI, Analice de Lima; OLIVEIRA, Rafael Wolski de. Andanças: artes de habitar uma cidade. In: BAPTISTA, Luís Antônio (Org.); FERREIRA, Marcelo Santana (Org.). Por que a cidade?: escritos sobre experiência urbana e subjetividade. Niterói: Editora da UFF, 2012. p. 83-103.

ROLNIK, Suely. Clínica nômade. In: EQUIPE de Acompanhantes Terapêuticos do Hospital-Dia A Casa (Org.). Crise e cidade: acompanhamento terapêutico. São Paulo: EDUC, 1997, p.83-97.

VIECELI, Ana Paula. Lugares da loucura: arquitetura e cidade no encontro com a diferença. 2014. 298 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). PROPAR-UFRGS. Porto Alegre, 2014.

Downloads

Publicado

19-07-2016

Como Citar

Vieceli, A. P. (2016). A TORRE DE ISMÁLIA: SOBRE MUROS INVISÍVEIS E SINGULARIDADES URBANAS. Revista Estética E Semiótica, 6(1). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v6.n1.2016.06

Edição

Seção

Artigos