ENTREVISTA COM JOSEF FRÜCHTL: FILME E FILOSOFIA

Autores

  • Carla Milani Damião Universidade Federal de Goiás
  • Miguel Gally de Andrade Universidade de Brasília - UnB
  • Virgínia de Araújo Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n2.2013.05

Resumo

Josef Früchtl é considerado parte da terceira geração da Escola de Frankfurt [1]. É autor, além de muitos artigos publicados em jornais, revistas e periódicos, dos seguintes livros: Mimesis - Konstellation eines Zentralbegriffs bei Adorno (Königshausen & Neumann,1986) ”“ (Mímesis ”“ constelação de um conceito central em Adorno)Aesthetische Erfahrung und moralisches Urteil. Eine Rehabilitierung (Suhrkamp, 1996) ”“ (Experiência estética e juízo moral. Uma reabilitação); Das unverschämte Ich. Eine Heldengeschichte der Moderne (O Eu impertinente. Uma história heroica da modernidade) [2]. Seu livro mais recente é Vertrauen in die Welt: eine Philosophie des Films [3]  (Confiança no Mundo. Uma Filosofia do filme). Atualmente, Früchtl é professor da Faculdade de Filosofia e Artes da Universidade de Amsterdã, na Holanda, após um período como professor da Universidade de Münster, na Alemanha. Foi presidente da Sociedade Alemã de Estética (Deutsche Gesellschaft für Ästhetik) e é co-editor da revista Zeitschrift für Ästhetik und All­gemeine Kunstwissenschaft.

[1] Josef Früchtl foi orientado inicialmente por Jürgen Habermas e Brigitte Scheer, da qual foi professor assistente na Universidade de Frankfurt.

[2] Este livro foi publicado originalmente pela Editora Suhrkamp em 2004 e traduzido para o inglês pela Stanford University Press em 2009 sob o título The impertinent Self. An heroic history of modernity. Cf. comentários a este livro na Revista Inquietude (www.revistainquietude.org)

[3] Vertrauen in die Welt : eine Philosophie des Films. München, Fink, 2013. Traduzido para o inglês Trust in the World. A Philosophy of Film.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Milani Damião, Universidade Federal de Goiás

Formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (graduação e mestrado) e Unicamp (doutorado), tendo sido bolsista do convênio DAAD-Capes, durante o doutorado, na Universidade Livre de Berlim. Publicou o livro Sobre o declínio da sinceridade . Filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin (Loyola, 2006) e vários artigos em revistas acadêmicas. Foi professora nos Cursos de Filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e atualmente é professora na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG), na qual é responsável pela disciplina de Estética. Participa do Programa de Pós-Graduação da FAFIL. Participou e organizou eventos e publicações na área de Estética nos últimos anos com atenção particular para os escritos de Walter Benjamin. Coordenou o GT de Estética da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e é participante da Associação Brasileira de Estética (ABRE) e da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES18) . É coordenadora do Grupo de Estudos Kinosophia, relativo à Filosofia do Filme e desenvolve atualmente uma pesquisa sobre as teorias do gosto no século XVIII britânico que marcam o surgimento de questões fundamentais e constituintes da Estética

Miguel Gally de Andrade, Universidade de Brasília - UnB

Nasceu em Leuven (1976). Estudou Filosofia nas Universidades Federais da Paraíba e do Rio de Janeiro, e na Westfälische Wilhelms Universität Münster. Recebeu bolsas de formação e pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi pesquisador-bolsista do CNPq junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Adjunto de Estética do Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). Experiência e áreas de interesse: História da Estética; Filosofia da Arte; Teoria das Artes Visuais; Teoria da Arquitetura; Teoria do Espaço; Filosofia da Arquitetura; Estética e Crítica Esportiva.

Virgínia de Araújo Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História (1978) e mestrado em Filosofia (1987) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; doutorado em Filosofia pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg (1994); pós-doutorado no Boston College (2003) e na Université Marc Bloch de Strasbourg (2010). Desde 1996, é professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre dezembro de 2003 e junho de 2008, foi editora da Revista Kriterion. Entre 1997 e 2009, foi pesquisadora do CNPq (1B). Trabalha principalmente na área de Estética, com ênfase nos seguintes temas: Arte e Ontologia, Poéticas no Idealismo Alemão e Estéticas Contemporâneas

Downloads

Como Citar

Damião, C. M., Andrade, M. G. de, & Figueiredo, V. de A. (2013). ENTREVISTA COM JOSEF FRÜCHTL: FILME E FILOSOFIA. Revista Estética E Semiótica, 3(2), 91–110. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n2.2013.05

Edição

Seção

Entrevistas