UM MONUMENTO, DOIS SIGNIFICADOS: O MONUMENTO A CARLOS GOMES NA PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO, EM SÃO PAULO.

Autores

  • Reinaldo Guedes Machado Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n2.2013.03

Resumo

O presente artigo experimenta os limites  da compreensão imediata das obras de arte instaladas em espaço urbano.  Estuda especificamente o significado, ou os significados, do monumento a Carlos Gomes na Praça Ramos de Azevedo, em São Paulo conforme pode ser entendido pelos milhares de transeuntes munidos apenas do impreciso conhecimento comum sobre o homenageado ali presente. Ou seja, busca desvendar-lhe a significação valendo-se apenas dos elementos que a obra diretamente apresenta, sem recorrer a pesquisa bibliográfica ou documental, a que costumam recorrer os especialistas acadêmicos; as quais, se aprofundam a leitura, muitas vezes nos  afastam da relação direta com o objeto, origem e motivação de todos os estudos e reflexões. O texto é, portanto uma descrição do contato entre o  sujeito- autor e o objeto-obra; e ficaram fora dessa descrição as leituras posteriormente realizadas pelo interesse despertado nesse encontro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Guedes Machado, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1972) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília.

Downloads

Como Citar

Machado, R. G. (2013). UM MONUMENTO, DOIS SIGNIFICADOS: O MONUMENTO A CARLOS GOMES NA PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO, EM SÃO PAULO. Revista Estética E Semiótica, 3(2), 79–90. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n2.2013.03

Edição

Seção

Artigos