O giro ecoterritorial de Maristella Svampa como a amálgama necessária das tradições emancipadoras na periferia do capitalismo

Autores/as

  • Guilherme Pereira Cocato Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP)

Resumen

A temática ambiental tem ganhado força em todos os espaços contemporâneos de diálogo, desde os educacionais às redes sociais digitais, passando, obviamente, pela esfera política. Apesar disso, é visível que são muitos os discursos e trabalhos que assumem uma postura conservadora no sentido de preservar a ordem capitalista e apresentar soluções pontuais e individualizadas. A socióloga argentina Maristella Svampa faz o contrário, e coloca como necessária uma mudança no paradigma societário, caso queiramos não somente frear, mas reverter o nosso trajeto de exploração e degradação predominantes.

“As fronteiras do neoextrativismo na América Latina: conflitos socioambientais, giro ecoterritorial e novas dependências” apresenta algumas das principais preocupações socioambientais do mundo atual. Esta obra, publicada no Brasil pela Editora Elefante, resume conceitos contemporâneos – das mais diversas matrizes – de uma forma elucidativa. São elementos que podem ser de extrema utilidade para a discussão geográfica, dentre eles os conflitos territoriais; desigualdades socioeconômicas no cenário internacional e geopolítico dos países da América Latina; exploração, degradação e (des)equilíbrio socioambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

SVAMPA, M. As fronteiras do neoextrativismo na América Latina: conflitos socioambientais, giro ecoterritorial e novas dependências. Tradução de Lígia Azevedo. São Paulo: Elefante, 2019.

Publicado

2022-01-21

Cómo citar

Pereira Cocato, G. . (2022). O giro ecoterritorial de Maristella Svampa como a amálgama necessária das tradições emancipadoras na periferia do capitalismo. Revista Espacio Y Geografía, 24(1), 6–11. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/40262

Número

Sección

Revisión