SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRABALHANDO COM AS REPRESENTAÇÕES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, SOCIOCULTURAL E AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562015e40053Palabras clave:
Educação Ambiental, Patrimônio Histórico Cultural, Representações SociaisResumen
As ações da pesquisa aqui em evidência, aplicada na abordagem qualitativa, foram embasadas na Educação Ambiental, na História Ambiental e nas questões do patrimônio histórico cultural e ambiental e identidade local. A pesquisa foi executada em duas regiões distintas geograficamente, ambas urbanizadas e localizadas em áreas de bacias hidrográficas - Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) - Joinville (SC). O objetivo da pesquisa foi o de promover um estudo envolvendo crianças dessas localidades, de modo a torná-las ativas no trato com o meio ambiente que as cerca, no referente às ações de Educação Ambiental e considerando as suas representações sociais quanto aos conceitos de patrimônio histórico, cultural e ambiental. Trabalhou-se com seis escolas de ensino fundamental da rede municipal dos dois bairros estudados, sendo três escolas em cada uma das localidades. Para as crianças, aplicou-se um mesmo questionário no início das atividades da pesquisa e no seu final, para uma análise comparativa sobre o entendimento das questões trabalhadas. Realizaram-se palestras com apresentações de imagensreferentes aos assuntos tratados e, para reforço do estudo, aplicaram-se jogos (lúdicos e pedagógicos), chamados “jogos ambientais” e “jogos patrimoniais”. As manifestações das crianças evidenciam os resultados positivos da pesquisa. O ponto alto desses resultados foi a montagem de uma vermicomposteira nas escolas, com a participação das crianças e dos professores, por sugestão das próprias escolas e como resultado dos jogos aplicados.
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