IMAGEM E TERRITÓRIO COMO PONTO DE PARTIDA PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA

Autores/as

  • Carlos Hiroo Saito Laboratório de Ecologia Aplicada, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade de Brasília. Caixa Postal 04457, CEP 70904-970, Brasília-DF, Brasil.
  • Diana Gonçalves Lunardi Laboratório de Ecologia Evolutiva e Molecular Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA CEP 59625-900, Mossoró, RN, Brasil.
  • Claudia Beltrame Porto Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Coordenadoria de Educação Ambiental Rua Anete Queiroz Lacerda, 80, CEP 05591-080, São Paulo, SP, Brasil
  • Erika Germanos Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, UniCEUB-Centro Universitário de Brasilia SEPN 707/907 - Asa Norte -CEP: 70790-075 -Brasília - DF, Brasil.
  • Ivete Teresinha Saito Laboratório de Ecologia Aplicada, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade de Brasília. Caixa Postal 04457, CEP 70904-970, Brasília-DF, Brasil.
  • Ronaldo Gomes Barbosa Laboratório de Ecologia Aplicada, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade de Brasília. Caixa Postal 04457, CEP 70904-970, Brasília-DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562012e39951

Palabras clave:

codificação, descodificação, conflitos socioambientais, território, fotografias, semiótica

Resumen

Este artigo discute o uso da imagem em uma abordagem dialógico problematizadora de ensino, com base em Paulo Freire, e como esta estratégia foi aplicada no desenvolvimento do material didático Probio-Educação Ambiental (Probio-EA). ProbioEA foi produzido durante 2005 e entregue em janeiro de 2006 ao Probio/MMA. Este material consiste de dois conjuntos de portifólios contendo 45 lâminas com fotos na frente e texto no verso, além de um livro de professor e um jogo de tabuleiro. Os dois conjuntos de portifólios atuam de forma pareada, o primeiro conjunto referindo-se aos conflitos socioambientais, e o segundo se referindo às ações positivas, que estão em curso como resolução concreta de cada um dos conflitos apresentados no portifólio anterior. A abordagem dialógico- problematizadora foi implementada pela codificação dos conflitos socioambientais. A codificação foi realizada mediante a apresentação de situações reais de conflito e suas soluções, a partir de uma ou mais imagens, associadas a um pequeno texto descritivo. Assim, a codificação tem por objetivo articular os aspectos denotativos e conotativos da imagem. O processo de descodificação leva os indivíduos a interpretar a realidade codificada, revelando o que está escondido nas imagens do cotidiano e permitindo a compreensão dos conflitos socioambientais apoiados por conhecimentos científicos e tecnológicos. O processo de descodificação na abordagem dialógico-problematizadora estimula a interpretação e compreensão das situações apresentadas, aumentando a racionalidade das práticas sociais na esfera pública. O uso de pintura artística para compor um elemento educativo funcional de jogo de tabuleiro integrante do Probio-EA é analisado. Igualmente, o papel dos mapas e os conceitos científicos, tais como biomas e bacias de drenagem associados aos mapas, também são comentados. Finalmente, a estratégia conjunta de codificação-descodificação no ProbioEA vai ao encontro dos desafios contemporâneos para a Política Nacional de Educação Ambiental, especialmente na busca por justiça social e o fortalecimento da democracia.

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Publicado

2022-01-21

Cómo citar

Hiroo Saito, C., Gonçalves Lunardi, D., Beltrame Porto, C., Germanos, E., Teresinha Saito, I., & Gomes Barbosa, R. (2022). IMAGEM E TERRITÓRIO COMO PONTO DE PARTIDA PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA. Revista Espacio Y Geografía, 15(2), 491:516. https://doi.org/10.26512/2236-56562012e39951

Número

Sección

Articulo