OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

Autores/as

  • Odelfa Rosa Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562010e39882

Palabras clave:

Geografia, Cartografia, Pedagogia, Noções Espaciais, Educação Escolar

Resumen

A formação de professores para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental têm sido deficiente no que tange aos conteúdos geográficos e isso têm gerado, entre os profissionais da área uma inquietante busca por novas técnicas, metodologias e cursos de educação continuada que propõem uma reestruturação dos conceitos básicos para o aprendizado da alfabetização cartográfica. Nesse sentido, a busca de novos caminhos para a formação de professores que atuam na primeira fase das séries iniciais é primordial para as transformações no cenário atual do ensino em nossas escolas. Assim sendo, um maior aprofundamento nos conteúdos geográficos favorece uma maior interação entre os cursos de Pedagogia e Geografia. Precisamos estabelecer uma aproximação entre a ciência Geográfica e a ciência Pedagógica, contribuindo para a formação dos estudantes Pedagogos para que possam trabalhar com as habilidades, noções espaciais e conteúdos cartográficos voltados para o entendimento da criança na educação escolar.

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Publicado

2022-01-21

Cómo citar

Rosa, O. (2022). OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA. Revista Espacio Y Geografía, 13(1), 119–147. https://doi.org/10.26512/2236-56562010e39882

Número

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