MODELAGEM GEOESPACIAL APLICADA À ANÁLISE MULTITEMPORAL DA OCORRÊNCIA DA ESQUISTOSSOMOSE NO ESTADO DE SERGIPE 2010-2014

Autores

  • Marília Matos Bezerra Lemos Silva Doutoranda(o) em Geografia, UFS
  • Felippe Pessoa de Melo Doutoranda(o) em Geografia, UFS
  • Rosemeri Melo e Souza Doutoranda(o) em Geografia, UFS

Palavras-chave:

Esquistossomose, Geografia e Saúde, Geoprocessamento

Resumo

A esquistossomose é uma doença milenar e, até hoje se constitui em um problema mundial de Saúde Pública. No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas vivem em áreas sob o risco de contrair a endemia (Brasil, 2014). O estado de Sergipe, no nordeste do Brasil, apresenta uma das maiores prevalências da endemia na Federação (Brasil, 2013). Diante disto, o estudo objetivou identificar áreas vulneráveis e diferentes situações de ocorrência da esquistossomose no estado de Sergipe. Inicialmente, a partir da base de dados do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), 2010 a 2014, espacializou-se a prevalência. Em seguida, com base nas médias das prevalências municipais neste período, aplicou-se o modelo geoestatísticos por interpolação, Inverso da Distância Ponderada – IDW, para identificação das áreas de maior vulnerabilidade a ocorrência da doença no estado. Na análise temporal, 2010 a 2014, quase não foi evidenciada mudança no perfil epidemiológico do estado. O estudo identificou que os municípios de maior vulnerabilidade estão em seis dos oitos territórios estaduais, o que evidencia a alta incidência da doença. Concluindo que a população sergipana está, extremamente, vulnerável a ocorrência da esquistossomose e necessita da atenção do poder público para reverter esse quadro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. E. B. de (2000). Geografia Médica: origem e evolução. In BARRADAS, R.; BRICEÑO, R. (org.) Doenças endêmicas: abordagens sociais, culturais e comportamentais. Ed. FIOCRUZ, Rio de Janeiro: p. 151-166.

ASSUNÇÃO, R. M. (2001). Estatística espacial com aplicações em epidemiologia, economia, sociologia. São Carlos: ABE.

BARBOSA, V. C. (2011). Fatores associados à ocorrência da esquistossomose na zona da mata de Pernambuco. 2011. 33f. Monografia (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) – Departamento de Saúde Coletiva, Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz.

BARCELLOS, C.; SANTOS S. M. (1997). Colocando dados no mapa: a escolha da unidade espacial de agregação e integração de bases de dados em saúde e ambiente através do geoprocessamento. IESUS.

BRASIL. Ministério da Saúde (1997). Avaliação Epidemiológica da Malária no Brasil: Boletim Informativo. Brasília: Fundação Nacional de Saúde.

BRASIL. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (2013). Casos confirmados de Esquistossomose: Brasil, grandes regiões e unidades federadas: 1995-2011. Brasília. In: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/serie_historica_esquistossomose

BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde (2014). Vigilância da Esquistossomose mansoni: diretrizes técnicas. 4. ed. Brasília: Departamento de Vigilância em Doenças Transmissíveis.

COUTINHO, A. D.; SILVA M. L; GONÇALVES, J. F. (1992). Estudo Epidemiológico da Esquistossomose Mansônica em áreas de irrigação do nordeste brasileiro. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 302-310.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (2012a). Sistema de informação de agravos de notificação: Sistema de informação da esquistossomose: Casos confirmados de Esquistossomose. Brasil, Grandes Regiões e Unidades Federadas. 1995-2011. Brasília.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (2012b). Sistema de informação de agravos de notificação: Sistema de informação da esquistossomose: Óbitos por Esquistossomose. Brasil, Grandes Regiões e Unidades Federadas. 1990-2011. In: http://portal.saude.gov.br/ portal/arquivos/pdf/obitos_esquistossomose_25_03_2013.pdf

MINISTÉRIO DA SAÚDE (2012c). Situação epidemiológica da malária no Brasil. Brasília, DF, Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão, 2006.

ROLLEMBERG, C. V. V.; SILVA, M. M. B. L.; SOUZA, A. M. B.; ALMEIDA, J. A. P.; SANTOS, C. M.; SILVA, A. M. da; ALMEIDA, R. P.; JESUS, A. R. de (2011). Aspectos epidemiológicos e distribuição geográfica da esquistossomose e geohelmintos, no Estado de Sergipe, de acordo com os dados do Programa de Controle da Esquistossomose. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., v. 44, n. 1, p. 91-96.

SEPLAN/SE (2008). Territórios Sergipanos. Aracaju: GIGEC/SEPLAN. In: http://www. segov.se.gov.br/modules/tinyd0/index.php?id=5

SES/SE (2015). Dados do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE): Sergipe 2010-2014. Aracaju: Núcleo de Endemias.

SRH/SE (2012). Atlas Digital de Recursos Hídricos. Aracaju: Superintendência de Recursos Hídricos.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (2012). The Control of Schistosomiasis. Geneva: WHO.

Downloads

Publicado

01/21/2022

Como Citar

Matos Bezerra Lemos Silva, M. ., Pessoa de Melo, F., & Melo e Souza, R. . (2022). MODELAGEM GEOESPACIAL APLICADA À ANÁLISE MULTITEMPORAL DA OCORRÊNCIA DA ESQUISTOSSOMOSE NO ESTADO DE SERGIPE 2010-2014. Revista Espaço E Geografia, 18(3), 571–588. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/40064