ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UBERLÂNDIA: ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE DIFERENTES SUJEITOS

Autores

  • Maria José Rodrigues Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, Professora Adjunta do Departamento de Geografia
  • Júlio César de Lima Ramires Universidade Federal de Uberlândia, Professor Adjunto do Instituto de Geografia, Campus Santa Mônica

Palavras-chave:

Estratégia de Saúde da Família, Análise, Sujeitos

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o modelo assistencial de atenção à saúde adotado em Uberlândia a partir da implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), tendo como foco a integração à rede de serviços a partir da perspectiva dos gestores envolvidos com a temática. Para atingir os objetivos propostos, foram utilizados diversos procedimentos metodológicos: levantamento teórico referente à temática, coleta de dados e informações sobre APS e ESF no Ministério da Saúde e na Diretoria de Informação e Planejamento em Saúde de Uberlândia, entrevistas semiestruturadas com gestores locais. Verificou-se que, para garantir a consolidação da Estratégia Saúde da Família em Uberlândia e melhorar a qualidade da atenção à saúde, é preciso reavaliar o volume de população por equipes, assim como o fluxo de pacientes entre os vários níveis, melhorar a infraestrutura e os recursos tecnológicos e avançar na coordenação dos cuidados. É preciso ainda, reavaliar os critérios de escolha dos locais para implantação das unidades de saúde, o que possibilitará oferecer serviços de atenção primária a toda à população cadastrada. A Geografia tem muito a contribuir para o processo de escolha dessas áreas. Encontrar uma maneira de os equipamentos públicos chegarem às áreas de expansão urbana é um grande desafio do poder público municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL (1996). Ministério da Saúde. Conselho Nacional da Saúde. Resolução 196/96. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas envolvendo Seres Humanos. Brasília.

BRASIL (1997). Ministério da Saúde. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde/SUS. Brasília.

BRASIL (2005). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação de Acompanhamento e Avaliação. Avaliação na Atenção Básica em Saúde: caminhos da institucionalização. Brasília: Ministério da Saúde. 36p.

BRASIL (2006). Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde. (Série B. Textos Básicos de Saúde). 60p.

BRASIL (2008). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de estrutura física das unidades básicas de saúde: saúde da familia. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde. 52p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

BRASIL (2012). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: AMAQ. Brasília: Ministério da Saúde. 134p. (Série B. Textos básicos de saúde).

BRASIL (2015). Histórico cobertura da saúde da família. In http://dab.saude.gov.br/portaldab/historico_cobertura_sf.php

CAPISTRANO, D. (1999). Programa Saúde da Família: vantagens para médicos e pacientes.In:htttp://www.cremesp.com.br/anteriores/pag3.html

COIMBRA, V. C. C. et al. (2005). A atenção em saúde mental na estratégia da saúde da família. Revista eletrônica de Enfermagem, v. 7, p. 113-117.

CONTANDRIOPOULOS, A. P. et al. (2002). A avaliação na área da saúde: conceitos e métodos. In HARTZ, Z. A. M. (org.). Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na implantação de programas. 3. ed. Fiocruz, Rio de Janeiro: p. 29-46.

ESCOREL S. et al. (2005). Avaliação da implementação do programa SF em dez grandes centros urbanos: síntese dos principais resultados. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde.

FELISBERTO, E. (2004). Monitoramento e avaliação na atenção básica: novos horizontes. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 4, n. 3, p. 317-321.

GIOVANELLA, L. et al (2002). Sistemas municipais de saúde e a diretriz da integralidade da atenção: critérios para avaliação. Saúde em Debate, n. 26, p. 37-61.

GIOVANELA, L.; ESCOREL S.; MENDONÇA, M. H. M. (2009). Estudos de caso sobre implementação da Estratégia Saúde da Família em Quatro Grandes Centros Urbanos. Relatório final - Belo Horizonte. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Ministério da Saúde.

HARTZ, Z.; CONTANDRIOPOULOS, A. P. (2004). Integralidade da atenção e integração de serviços de saúde: desafios para avaliar a implantação de um “sistema sem muros”. Cadernos Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 331-336.

HARTZ, Z.; FELISBERTO, E.; SILVA, L. M. V. (org.) (2008). Meta-avaliação da atenção básica à saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

MINAYO, M. C. S. (1994). Quantitativo e qualitativo em indicadores de saúde: revendo conceitos. In LIMA, M. F. C.; SOUZA, R. P. (org.). Qualidade de vida: compromisso histórico da epidemiologia. Coopmed-Abrasco, Belo Horizonte: p. 25-33.

MINAYO, M. C. S. (2010). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec.

MONKEN, M.; BARCELLOS, C. (2005). Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 898-906.

RODRIGUES, M. J. (2007). Espaço e serviços de saúde pública em Uberlândia: uma análise do acesso ao Programa Saúde da Família – Núcleo Pampulha. Uberlândia. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Downloads

Publicado

01/21/2022

Como Citar

Rodrigues, M. J. ., & de Lima Ramires, J. C. . (2022). ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UBERLÂNDIA: ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE DIFERENTES SUJEITOS. Revista Espaço E Geografia, 18(3), 543–569. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/40063