GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cristina Maria Costa Leite Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (MTC/FE/UnB).

Palavras-chave:

espaço geográfico, complexidade, habilidade, ensino fundamental, Estado

Resumo

“Saber pensar o espaço para nele se organizar, para nele combater” é uma máxima de Yves Lacoste que evidencia a importância de se pensar o espaço. Entretanto, tal tarefa, aparentemente banal, revela-se difícil dada sua complexidade. Será que compreender e interpretar o espaço em que vivemos é uma tarefa realmente complexa? Será que essa dificuldade não mostra que houve falta de desenvolvimento dessa habilidade? As respostas são afirmativas. “Pensar” o espaço é uma tarefa complexa; é uma habilidade que deve ser desenvolvida desde a mais tenra idade e principalmente nos processos iniciais de escolarização. É justamente o desenvolvimento dessa habilidade que vai caracterizar o ensino de Geografia em nível de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental e diferenciá-las das séries subseqüentes. Tal conclusão é decorrente de uma análise que envolve questões referentes a: problemática no ensino de Geografia no 1º Grau; origem histórica desses problemas; evolução paradigmática da ciência Geográfica e a fundamentação filosófica da praxis escolar; as relações ciência geográfica/ geografia escolar/atuação do Estado; Geografia crítica e ensino; especificidade do ensino nas séries iniciais de escolarização; o significado do “lugar” como possibilidade concreta de atuação; o espaço vivido como expressão da vertente fenomenológica.

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Publicado

01/21/2022

Como Citar

Costa Leite, C. M. (2022). GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Espaço E Geografia, 5(2), 245–280. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/39713

Edição

Seção

Artigos