Não me chame de sacizeiro: o sentido das palavras nos crimes de linguagem à luz da Análise do Discurso Ecossistêmica

Autores

  • Tadeu Siqueira Andrade UNEB-Jacobina/GEPLE

Palavras-chave:

Crime; Direito; Ecologia; ADE; Interação; Linguagem.

Resumo

Os avanços dos estudos da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE) possibilitaram à Linguística Ecossistêmica uma visão holística acerca das interações nos diversos segmentos da sociedade, considerando a língua não apenas como um sistema de regras, mas como a própria interação. Este trabalho visa à análise dos crimes de linguagem, sobretudo a injúria em uma perspectiva que considera a injúria não somente como uma violação à honra da vítima, mas também às regras interacionais. Dessa forma, com fundamentos nos princípios da ADE, propomos um diálogo entre o Direito Penal e a ADE no que se refere à injúria como um crime pernicioso à vida em comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Siqueira Andrade, UNEB-Jacobina/GEPLE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras com Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (1991), Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, Professor Assistente de ensino da Universidade do Estado da Bahia (DIREITO) Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional, Morfossintaxe do Português, Semântica, Variação Linguística, Argumentação Jurídica, Introdução ao Estudos do Direito, Direito Penal atuando principalmente nos seguintes temas: linguística textual, língua portuguesa, sociolinguística, sintaxe: oração e gramática e sintaxe, Argumentação Jurídica, Direito Penal, Introdução ao Estudo do Direito. Especialista em Linguística , em Metodologia do Ensino Superior ( área Língua Portuguesa) Especialista em Português Jurídico - Universidade Cândido Mendes e em Direito Penal e Processual Penal pela universidade Cândido Mendes; Mestre em Linguística - Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Linguística - Universidade Federal da Paraíba - Linha de Pesquisa: Variação e Mudança Linguística, aluno do curso de Pós-Graduação em Linguística e Letras Clássicas ( Doutorado) da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-06-11

Como Citar

Andrade, T. S. (2023). Não me chame de sacizeiro: o sentido das palavras nos crimes de linguagem à luz da Análise do Discurso Ecossistêmica. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(2), 39–53. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/49001

Edição

Seção

Artigos