Não me chame de sacizeiro: o sentido das palavras nos crimes de linguagem à luz da Análise do Discurso Ecossistêmica
Mots-clés :
Crime; Direito; Ecologia; ADE; Interação; Linguagem.Résumé
Os avanços dos estudos da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE) possibilitaram à Linguística Ecossistêmica uma visão holística acerca das interações nos diversos segmentos da sociedade, considerando a língua não apenas como um sistema de regras, mas como a própria interação. Este trabalho visa à análise dos crimes de linguagem, sobretudo a injúria em uma perspectiva que considera a injúria não somente como uma violação à honra da vítima, mas também às regras interacionais. Dessa forma, com fundamentos nos princípios da ADE, propomos um diálogo entre o Direito Penal e a ADE no que se refere à injúria como um crime pernicioso à vida em comunidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).