Direitos humanos linguísticos na educação para a manutenção da língua

Autores

  • Tove Skutnabb-Kangas Ã…bo Akademi University Vasa, Finlândia

Palavras-chave:

Direitos Linguísticos. Educação. Minorias Étnico-Linguísticas. Manutenção de Língua.

Resumo

O objetivo básico deste artigo é discutir os direitos linguísticos das minorias linguísticas. Isso implica não só a defesa e manutenção de suas línguas e culturas, mas também o seu uso na educação, mesmo que aditivamente bilíngue. Se não, caímos no linguicismo (o preconceito contra as línguas das minorias) e no etnicismo (a ideia de que há “raças” superiores a outras). Do ponto de vista estritamente linguístico, essas ideologias podem levar a um genocídio linguístico, devido à divisão de poder baseada na língua e cultura monolíngue adotada pelos estados-nação. Para se contrapor a isso, é preciso observarem-se os direitos linguísticos. O artigo inclui algumas sugestões de como se implementar uma política favorável aos direitos dessas minorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tove Skutnabb-Kangas , Ã…bo Akademi University Vasa, Finlândia

Finlandesa de nascimento, aposentada como pesquisadora, professora emérita da Universidade Roskilde, Dinamarca. Professora Associada da Ã…bo Akademi University Vasa, Finlândia. Áreas de interesse: Direitos humanos linguísticos, educação de minorias, linguagem e poder, relações entre biodiversidade e diversidade linguística, multilinguismo, política linguística, expansão (subtrativa) do inglês, integração, etnicidade, racismos (inclusive linguicismo [termo que ela cunhou], racismo de cunho linguístico), questões de gênero.

Referências

CAPOTORTI, F. Study of the Rights of Persons Belonging to Ethnic, Religious, and Linguistic Minorities. New York: United Nations, 1979.
CLARK, D.; WILLIAMSON, R. (orgs). Self-Determination: International Perspectives. Londres: Macmillan, 1996.
COBARRUBIAS, J. 1983. Ethical issues in status planning. In: J. COBARRUBIAS, J.: FISHMAN, J.A. (orgs.). Progress in Language Planning: International Perspectives. Berlim: Mouton, 1983, p. 41-85.
CUMMINS, J. Negotiating Identities: Education for Empowerment in a Diverse Society. Ontario, Calif.: California Association for Bilingual Education, 1996.
CUMMINS, J. (org). 1998. Bilingual Education: The Encyclopedia of Language and Education. Dordrecht: Kluwer Academic, 1998.
DAES, E.-I. 1995. Redressing the balance: The struggle to be heard. Comunicação lida no Global Cultural Diversity Conference. Sydney, 26-28 de abril de 1995.
EIDE, A. Economic, social, and cultural rights as human rights. In: EIDE, A.; KRAUSE, C.; ROSAS, A. (orgs.). Economic, Social, and Cultural Rights: A Textbook. Dordrecht/Boston/Londres: Martinus Nijhoff Publishers, 1995, p. 21-40.
HARMON, D. The status of the world's languages as reported in Ethnologue. Southwest Journal of Linguistics 14, 1995, p. 1-33.
KOCH, E., and S. MASLAMONEY. 1997. Words that click and rustle softly like the wind. Mail and Guardian, September 12-18,1997:28-29.
KRAUSS, M. 1992. The world's languages in crisis. Language 68:4-1o.
MAFFI, L., T. SKUMABB-KANGAS, and J. ANDRIANARIVO. Linguistic diversity. In: POSEY, D. A. (org.). Cultural and Spiritual Values of Biodiversity. London and Nairobi: Intermediate Technology Publications and UNEP, 1999, p. 21-57.
ROTHENBERGER, A., comp. Bibliography on the OSCE High Commissioner on National Minorities: Documents, Speeches and Related Publications. The Hague: Foundation on Inter-Ethnic Relations, 1997.
SKUMABB-KANGAS, T. Bilingualism or Not: The Education of Minorities. Clevedon: Multilingual Matters, 1984.
SKUTNABB-KANGAS, T. Multilingualism and the education of minority children. In: ed. T. SKUTNABB-KANGAS and J. CUMMINS (orgs.). Minority Education: From Shame to Struggle, Pp. 9-44. Clevedon: Multilingual Matters, 1988.
SKUTNABB-KANGAS, T. 1990. Language, Literacy, and Minorities. London: Minority Rights GROUP.
SKUTNABB-KANGAS, T. Educational language choice ”“ Multilingual diversity or monolingual reductionism? In: Hellinger, M.; Ammon, U. (orgs.). Contrastive Sociolinguistics, Part III, Language Planning and Language Politics. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 1996a, p. 175-204.
SKUTNABB-KANGAS, T. Promotion of linguistic tolerance and development. In: LÉGER, S. (org.). Vers un agenda linguistique: Regard futuriste sur les Nations Unies /Towards a Language Agenda: Futurist Outlook on the United Nations. Ottawa: Canadian Centre for Linguistic Rights, University of Ottawa, 1996b, p. 579-629.
SKUTNABB-KANGAS, T. Human rights and language wrongs ”“ A future for diversity. In: ed. BENSON, P.; GRUNDY, P.; SKUTNABB-KANGAS, T. (orgs.). Language Rights, Special issue, Language Sciences 1998a, 20(1):5-27.
SKUTNABB-KANGAS, T. Human rights and language policy in education. In: WODAK, R.; CORSON, D. (orgs.). The Encyclopedia of Language and Education, vol. 1: Language Policy and Political Issues in Education. Dordrecht: Kluwer Academic, 1998b, p. 55-65.
SKUTNABB-KANGAS, T. Linguistic Genocide in Education ”“ or Worldwide Diversity and Human Rights? Mahwah, NJ.: Lawrence Erlbaum, 2000.
SKUMABB-KANGAS, T., BUCAK, S. Killing a mother tongue ”“ How the Kurds are deprived of linguistic human rights. In: SKUTNABB-KANGAS, T.; PHILLIPSON, R. in collaboration with M. RANNUT. Linguistic Human Rights: Inequality or Justice in Language Policy. Berlim/New York: Mouton de Gruyter, 1994, p. 347-370.
SMOLICZ, J.J. Culture and Education in a Plural Society. Canberra: Curriculum Development Centre, 1979.
SMOLICZ, J. J. National language policy in the Philippines. In: SPOLSKY, B. (org.). Language and Education in Multilingual Settings. Clevedon and Philadelphia: Multilingual Matters, 1986, p. 96-116.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Skutnabb-Kangas , T. (2019). Direitos humanos linguísticos na educação para a manutenção da língua. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 5(2), 25–39. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/27660

Edição

Seção

Artigos