Direitos humanos linguísticos na educação para a manutenção da língua

Authors

  • Tove Skutnabb-Kangas Ã…bo Akademi University Vasa, Finlândia

Keywords:

Direitos Linguísticos. Educação. Minorias Étnico-Linguísticas. Manutenção de Língua.

Abstract

O objetivo básico deste artigo é discutir os direitos linguísticos das minorias linguísticas. Isso implica não só a defesa e manutenção de suas línguas e culturas, mas também o seu uso na educação, mesmo que aditivamente bilíngue. Se não, caímos no linguicismo (o preconceito contra as línguas das minorias) e no etnicismo (a ideia de que há “raças” superiores a outras). Do ponto de vista estritamente linguístico, essas ideologias podem levar a um genocídio linguístico, devido à divisão de poder baseada na língua e cultura monolíngue adotada pelos estados-nação. Para se contrapor a isso, é preciso observarem-se os direitos linguísticos. O artigo inclui algumas sugestões de como se implementar uma política favorável aos direitos dessas minorias.

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Author Biography

Tove Skutnabb-Kangas , Ã…bo Akademi University Vasa, Finlândia

Finlandesa de nascimento, aposentada como pesquisadora, professora emérita da Universidade Roskilde, Dinamarca. Professora Associada da Ã…bo Akademi University Vasa, Finlândia. Áreas de interesse: Direitos humanos linguísticos, educação de minorias, linguagem e poder, relações entre biodiversidade e diversidade linguística, multilinguismo, política linguística, expansão (subtrativa) do inglês, integração, etnicidade, racismos (inclusive linguicismo [termo que ela cunhou], racismo de cunho linguístico), questões de gênero.

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Published

2019-10-17

How to Cite

Skutnabb-Kangas , T. (2019). Direitos humanos linguísticos na educação para a manutenção da língua. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 5(2), 25–39. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/27660

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