Preservice teachers' ecological literacy dispositions: ideology and praxis

Autores

  • Esat Kuzu Dokuz Eylül University, Turkey
  • Feryal Çubukçu Dokuz Eylül University, Turkey

Resumo

As preocupações ecológicas no século 21 aumentaram à medida que obtemos mais informações sobre a situação atual do mundo graças ao desenvolvimento tecnológico. Ficou evidente que existe uma relação direta entre as ações humanas e a deterioração da natureza. A alfabetização ecológica pode ser uma resposta a esses problemas porque as pessoas ecologicamente alfabetizadas tendem a moldar suas vidas para viver em paz com a natureza. Professores de línguas podem integrar questões ecológicas em sua prática, pois qualquer tópico sobre questões mundiais pode ser um material para o ensino de línguas. No entanto, os professores de línguas devem ter as habilidades de alfabetização ecológica para incorporar os problemas ecológicos em sua prática e aumentar a conscientização do público. Este estudo teve como objetivo explorar o conhecimento ecológico, comportamento e atitudes de professores de inglês em formação em uma universidade pública na Turquia. Um questionário coletou os dados de 50 alunos da primeira série e 40 da terceira série do ensino de língua inglesa. A análise foi realizada através do SPSS 25.0. Os resultados mostraram que os professores em formação geralmente tinham atitudes e comportamentos positivos. Seus níveis de conscientização sobre resíduos, reciclagem e meio ambiente sustentável foram altos. As respostas dos alunos sobre meio ambiente sustentável indicaram que eles foram informados sobre como um meio ambiente sustentável poderia ser alcançado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-11

Como Citar

Esat Kuzu, & Feryal Çubukçu. (2023). Preservice teachers’ ecological literacy dispositions: ideology and praxis. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(1), 04–19. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/47127

Edição

Seção

Artigos