Encenação e encarnação: a trajetória das macumbas no cinema brasileiro dos anos 1960

Autores/as

  • Eduardo Martins Zimermann Camargo PPGCOM/UFPR/ECCOS

Palabras clave:

Cinema Brasileiro. Macumba. Mitologia.

Resumen

Neste artigo é traçado um panorama da macumba no cinema brasileiro dos anos 1960. A análise escolhe a título de objeto de pesquisa filmes de realizadores como Glauber Rocha, Anselmo Duarte e José Mojica Marins, observando em suas obras formas de encenação e encarnação das mitologias de matriz afro-ameríndia nas telas. Pretende-se observar a circulação de elementos sonoros, visuais e narrativos que transitam dos terreiros às telas, e vice-versa, partindo da macumba enquanto espaço de saberes e artes, traduzidos para o meio cinematográfico. Neste cenário, a pesquisa investiga o cinema de corpo fechado que atravessou o campo de batalha do contexto brasileiro dos anos 1960, assentado nas estripulias da cultura popular. Trata-se de um cinema encantado pelas mandingas, trilhado nas encruzilhadas e encarnado nas telas.

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Biografía del autor/a

Eduardo Martins Zimermann Camargo, PPGCOM/UFPR/ECCOS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisador do grupo de Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS), bolsista da Agência CAPES. E-mail: edu.cmrgo@gmail.com

Citas

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Filmografia

À Meia Noite Levarei Sua Alma. Direção: José Mojica Marins. Produção: Arildo Iruam, Geraldo Martins, Ilídio Martins. São Paulo (SP), 1964.

A Falecida. Direção: Leon Hirszman. Produção: Aloísio Leite Garcia, Joffre Rodrigues. Rio de Janeiro (RJ), 1964.

Bahia de Todos os Santos. Direção: Trigueirinho Neto. Produção: Trigueirinho Neto. São Paulo (SP), 1960.

Barravento. Direção: Glauber Rocha. Produção: Braga Netto, David Singer, Rex Schindler, Roberto Pires. Salvador (BA), 1962.

Deus e o Diabo na Terra do Sol. Direção: Glauber Rocha. Produção: Glauber Rocha, Jarbas Barbosa, Luíz Augusto Mendes, Luiz Paulino dos Santos. Rio de Janeiro (RJ), 1964.

Garrincha - Alegria do Povo. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Produção: Luiz Carlos Barreto. Rio de Janeiro (RJ), 1962.

O Pagador de Promessas. Direção: Anselmo Duarte. Produção: Oswaldo Massaini. São Paulo (SP), Cinedistri, 1962.

Rio 40 Graus. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Produção: Mário Barroso, Ciro Freire Cúri, Loius-Henri Guitton, Pedro Kosinski, Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro (RJ), 1955.

Subterrâneos do Futebol. Direção: Maurice Capovilla. Produção: Thomas Farkas. São Paulo (SP), 1965.

Viramundo. Direção: Geraldo Sarno. Produção: Thomas Farkas. São Paulo (SP), 1965.

Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Camargo, E. M. Z. . (2021). Encenação e encarnação: a trajetória das macumbas no cinema brasileiro dos anos 1960. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 7(3), 176–186. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41402

Número

Sección

Artigos