A visão de Richard J. Alexander sobre a Ecolinguística

Autores/as

  • Richard Alexander Universidade de Economia de Viena

Palabras clave:

Língua; meio ambiente; discurso; abordagem interdisciplinar.

Resumen

Esse breve artigo aborda a importância de se pensar o vínculo entre a língua e o meio ambiente, uma vez que aquela desempenha um papel importante no que diz respeito a influenciar os falantes a perceberem ou a construírem o mundo que os rodeia. Para estabelecer esse vínculo entre os estudos da língua e as questões ambientais, faz-se necessária uma abordagem interdisciplinar, preocupada também com destacar as ramificações políticas e sociais das interações, de forma a descobrir como os produtores dos discursos estão realmente se posicionando em relação ao meio ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Richard Alexander, Universidade de Economia de Viena

Inglês de nascimento, tendo estudado em Cambridge e Londres. Desde os 25 anos de idade tem exercido atividades de docência e pesquisa na Finlândia, Itália, Alemanha e Inglaterra. É professor de inglês comercial na Universidade de Economia de Viena desde 1994. Foi coorganizador de um simpósio sobre língua e ecologia no encontro da AILA em Amsterdam (1993) e de outro em Jyväskylä, Finlândia, em 1996. Suas áreas de interesse incluem léxico, fraseologia, a linguagem da economia, humor verbal e o ensino e aprendizagem de inglês comercial, além de ecolinguística. Tem contribuído com a maioria das coletâneas ecolinguística. Seu principal livro é Framing discourse on the envionment: A critical discourse approach (2009).

Publicado

2015-10-11

Cómo citar

Alexander, R. (2015). A visão de Richard J. Alexander sobre a Ecolinguística. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 1(2), 79–83. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/10065

Número

Sección

Artigos