Ecolinguística em sala de aula – uma mudança necessária no papel atribuído ao professor de Língua Portuguesa

Autores

  • Anderson Nowogrodzki da Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica acerca da necessária reformulação do papel do professor de Língua Portuguesa na contemporaneidade, à luz dos princípios da Ecolinguística e da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE). Considera-se o contexto educacional brasileiro profundamente afetado por discursos negacionistas, reformas neoliberais e o enfraquecimento da figura docente, cuja atuação é tradicionalmente vinculada à mera reprodução normativa da linguagem. A partir de uma visão ecológica de mundo, discute-se a importância da superação do paradigma transmissivo, enfatizando a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a reflexão crítica, a valorização da diversidade linguística e a humanização das interações comunicativas. Este estudo objetiva, assim, contribuir para o fortalecimento de uma educação emancipadora, que possibilite a transformação social e ressignifique a relação entre professores, estudantes e linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Nowogrodzki da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (2017 - 2021). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2015 - 2017). Graduado em Letras, habilitação em português e inglês, pela Universidade Estadual de Goiás (2011 - 2015). Pesquisador da área de Estudos Linguísticos, concentrando-se no campo da Linguística Ecossistêmica, Análise do Discurso de Linha Francesa e Análise do Discurso Ecossistêmica. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Ecossistêmica (GEPLE), ambos cadastrados no CNPq.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Como Citar

Nowogrodzki da Silva, A. (2025). Ecolinguística em sala de aula – uma mudança necessária no papel atribuído ao professor de Língua Portuguesa . Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 11(2), 158–170. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/60127

Edição

Seção

Artigos