Ecolinguística em sala de aula – uma mudança necessária no papel atribuído ao professor de Língua Portuguesa
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão crítica acerca da necessária reformulação do papel do professor de Língua Portuguesa na contemporaneidade, à luz dos princípios da Ecolinguística e da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE). Considera-se o contexto educacional brasileiro profundamente afetado por discursos negacionistas, reformas neoliberais e o enfraquecimento da figura docente, cuja atuação é tradicionalmente vinculada à mera reprodução normativa da linguagem. A partir de uma visão ecológica de mundo, discute-se a importância da superação do paradigma transmissivo, enfatizando a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a reflexão crítica, a valorização da diversidade linguística e a humanização das interações comunicativas. Este estudo objetiva, assim, contribuir para o fortalecimento de uma educação emancipadora, que possibilite a transformação social e ressignifique a relação entre professores, estudantes e linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


3.png)


