The acceptance of virtual presentations at international conferences on education

Autores

  • George M. Jacobs James Cook University
  • Hui Shan Tan James Cook University
  • Teh Jie Xin James Cook University

Palavras-chave:

Apresentações virtuais; mudança climática; congressos internacionais; apresentações à distância; ativismo ambiental.

Resumo

Encontros acadêmicos internacionais são uma das manifestações da globalização. Neles os acadêmicos se encontram para trocar ideias e experiências e para estabelecer contatos. A educação é uma das áreas acadêmicas sobre as quais há uma grande quantidade de encontros internacionais. Infelizmente, muitas pessoas voam para esses encontros contribuindo assim para a mudança climática e outras formas de danos ecológicos. Este artigo trata do uso de ICT (information and communication technology) em apresentações virtuais nesses encontros, um modo de usufruir os benefícios das interações globais ao mesmo tempo que em que evita aumentar os danos ao meio ambiente. Apresentações virtuais podem ser definidas como aquelas em que os apresentadores não comparecem pessoalmente, mas, ao contrário, apresentam seu trabalho assincronicamente ou sincronicamente por meios eletrônicos. Assim, fazendo sua apresentação virtualmente, os acadêmicos compartilham ideias e interagem sem viajar para o local do encontro. Este artigo consta de três partes. A primeira faz sugestões para fazer apresentações virtuais. A segunda apresenta um estudo das reações dos organizadores dos encontros a apresentações virtuais em encontros internacionais sobre educação. A terceira discute as vantagens e desvantagens das apresentações virtuais. 

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Biografia do Autor

George M. Jacobs, James Cook University

Doctor en Lingüística por la Universidad de Brasilia. Maestro en Letras y Lingüística por la Universidad Federal de Goiás (UFG), posee graduación en Letras por la misma institución. Integra el Núcleo de Estudios en Ecolingística e Imaginario (NELIM).

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

Jacobs, G. M., Tan, H. S., & Xin, T. J. (2018). The acceptance of virtual presentations at international conferences on education. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 4(2), 49–64. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/12360

Edição

Seção

Artigos