A visão de Richard J. Alexander sobre a Ecolinguística

Autores

  • Richard Alexander Universidade de Economia de Viena

Palavras-chave:

Língua; meio ambiente; discurso; abordagem interdisciplinar.

Resumo

Esse breve artigo aborda a importância de se pensar o vínculo entre a língua e o meio ambiente, uma vez que aquela desempenha um papel importante no que diz respeito a influenciar os falantes a perceberem ou a construírem o mundo que os rodeia. Para estabelecer esse vínculo entre os estudos da língua e as questões ambientais, faz-se necessária uma abordagem interdisciplinar, preocupada também com destacar as ramificações políticas e sociais das interações, de forma a descobrir como os produtores dos discursos estão realmente se posicionando em relação ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Alexander, Universidade de Economia de Viena

Inglês de nascimento, tendo estudado em Cambridge e Londres. Desde os 25 anos de idade tem exercido atividades de docência e pesquisa na Finlândia, Itália, Alemanha e Inglaterra. É professor de inglês comercial na Universidade de Economia de Viena desde 1994. Foi coorganizador de um simpósio sobre língua e ecologia no encontro da AILA em Amsterdam (1993) e de outro em Jyväskylä, Finlândia, em 1996. Suas áreas de interesse incluem léxico, fraseologia, a linguagem da economia, humor verbal e o ensino e aprendizagem de inglês comercial, além de ecolinguística. Tem contribuído com a maioria das coletâneas ecolinguística. Seu principal livro é Framing discourse on the envionment: A critical discourse approach (2009).

Downloads

Publicado

2015-10-11

Como Citar

Alexander, R. (2015). A visão de Richard J. Alexander sobre a Ecolinguística. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 1(2), 79–83. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/10065

Edição

Seção

Artigos