ELEMENTOS PARA DISCUTIR QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS EM AULAS ˜ DE F´ISICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/e-bfis.v3i5.9823Keywords:
Education, Environmental Education, Thematic Approach.Abstract
This article presents theoretical and methodological frameworks that can mark discussions about social and environmental issues in the high school. Are indicated some examples of proposals developed in this perspective and limits and potentials found in this process.
Downloads
References
BRASIL. Minist´erio da Educa¸c˜ao. Secretaria de Educa¸c˜ao M´edia e Tecnol´ogica. Parˆametros Curriculares Nacionais Ensino M´edio: Ciˆencias da Natureza, Matem´atica e suas Tecnologias. Bras´Ä±lia: MEC, 1998.
D. AULER, Intera¸c˜oes entre Ciˆencia-TecnologiaSociedade no Contexto da Forma¸c˜ao de Professores de Ciˆencias. Tese de Doutorado. Florian´opolis: CED/UFSC, 2002.
R. B. STRIEDER, Abordagens CTS na educa¸c˜ao cient´Ä±fica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de Doutorado. Programa de P´os-Gradua¸c˜ao Interunidades em Ensino de Ciˆencias - FE/IF/IB/IQ, Universidade de S˜ao Paulo, 2012.
Coment´ario: Essa proposta fundamenta-se nas ideias de Marcello Cini, apresentadas no livro “Um paradiso
perduto”, que organiza as perspectivas (entendidas como linguagens) de ciˆencia em trˆes: das determina¸c˜oes (que corresponde `a F´Ä±sica Cl´assica), das indetermina¸c˜oes (relacionada `as abordagens da F´Ä±sica Quˆantica) e da complexidade (voltada `a F´Ä±sica do n˜ao equil´Ä±brio, aos sistemas complexos e dinˆamicos).
G. WATANABE-CARAMELLO, Aspectos da complexidade: contribui¸c˜oes da F´Ä±sica para a compreens˜ao do tema ambiental. Tese de Doutorado. Programa de P´os-Gradua¸c˜ao Interunidades em Ensino de Ciˆencias - FE/IF/IB/IQ, Universidade de S˜ao Paulo, 2012.
D. DELIZOICOV; J. A. ANGOTTI; M. M. PERNAMBUCO, Ensino de Ciˆencias: fundamentos e m´etodos. S˜ao Paulo: Cortez, 2002.
R. B. STRIEDER, Abordagem CTS e Ensino M´edio: Espa¸cos de Articula¸c˜ao. Disserta¸c˜ao de Mestrado. Programa de P´os-Gradua¸c˜ao Interunidades em Ensino de Ciˆencias - FE/IF/IB/IQ, Universidade de S˜ao Paulo, 2008.
G. WATANABE-CARAMELLO; R. B. STRIEDER, Elementos para desenvolver abordagens tem´aticas na perspectiva socioambiental complexa e reflexiva. Revista Electr´onica de Ense˜nanza de las Ciencias, vol. 10, n. 3, 587-608, 2011.
G. WATANABE-CARAMELLO; R. B. STRIEDER; S. T. GEHLEN, Desafios e possibilidades para a abordagem de temas em aulas de F´Ä±sica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educa¸c˜ao em Ciˆencias, vol. 12, n. 1, 2012.
R. B. STRIEDER; G. WATANABE-CARAMELLO; S.T. GEHLEN, Abordagem de Temas no Ensino M´edio: compreens˜oes de professores de F´Ä±sica. Ensaio: Pesquisa em Educa¸c˜ao em Ciˆencias, vol. 14, n.2, 2012.
S. BUFFON DA SILVA; R. B. STRIEDER; W. L. P. SANTOS, CTS e Interdisciplinaridade: Desafios e Potencialidades da Pr´atica Docente. Aceito para apresenta¸c˜ao no IV Semin´ario Ibero-americano CTS, Bogota/Colˆombia, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra será licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.