ELEMENTOS PARA DISCUTIR QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS EM AULAS ˜ DE F´ISICA

Authors

  • Roseline Beatriz Strieder Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.26512/e-bfis.v3i5.9823

Keywords:

Education, Environmental Education, Thematic Approach.

Abstract

This article presents theoretical and methodological frameworks that can mark discussions about social and environmental issues in the high school. Are indicated some examples of proposals developed in this perspective and limits and potentials found in this process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Roseline Beatriz Strieder, Universidade de Brasilia

Instituto de F´Ä±sica, Universidade de Bras´Ä±lia, 70910-090, Bras´Ä±lia-DF, Brasil.

References

BRASIL. Minist´erio da Educa¸c˜ao. Secretaria de Educa¸c˜ao M´edia e Tecnol´ogica. Parˆametros Curriculares Nacionais Ensino M´edio: Ciˆencias da Natureza, Matem´atica e suas Tecnologias. Bras´Ä±lia: MEC, 1998.

D. AULER, Intera¸c˜oes entre Ciˆencia-TecnologiaSociedade no Contexto da Forma¸c˜ao de Professores de Ciˆencias. Tese de Doutorado. Florian´opolis: CED/UFSC, 2002.

R. B. STRIEDER, Abordagens CTS na educa¸c˜ao cient´Ä±fica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de Doutorado. Programa de P´os-Gradua¸c˜ao Interunidades em Ensino de Ciˆencias - FE/IF/IB/IQ, Universidade de S˜ao Paulo, 2012.

Coment´ario: Essa proposta fundamenta-se nas ideias de Marcello Cini, apresentadas no livro “Um paradiso

perduto”, que organiza as perspectivas (entendidas como linguagens) de ciˆencia em trˆes: das determina¸c˜oes (que corresponde `a F´Ä±sica Cl´assica), das indetermina¸c˜oes (relacionada `as abordagens da F´Ä±sica Quˆantica) e da complexidade (voltada `a F´Ä±sica do n˜ao equil´Ä±brio, aos sistemas complexos e dinˆamicos).

G. WATANABE-CARAMELLO, Aspectos da complexidade: contribui¸c˜oes da F´Ä±sica para a compreens˜ao do tema ambiental. Tese de Doutorado. Programa de P´os-Gradua¸c˜ao Interunidades em Ensino de Ciˆencias - FE/IF/IB/IQ, Universidade de S˜ao Paulo, 2012.

D. DELIZOICOV; J. A. ANGOTTI; M. M. PERNAMBUCO, Ensino de Ciˆencias: fundamentos e m´etodos. S˜ao Paulo: Cortez, 2002.

R. B. STRIEDER, Abordagem CTS e Ensino M´edio: Espa¸cos de Articula¸c˜ao. Disserta¸c˜ao de Mestrado. Programa de P´os-Gradua¸c˜ao Interunidades em Ensino de Ciˆencias - FE/IF/IB/IQ, Universidade de S˜ao Paulo, 2008.

G. WATANABE-CARAMELLO; R. B. STRIEDER, Elementos para desenvolver abordagens tem´aticas na perspectiva socioambiental complexa e reflexiva. Revista Electr´onica de Ense˜nanza de las Ciencias, vol. 10, n. 3, 587-608, 2011.

G. WATANABE-CARAMELLO; R. B. STRIEDER; S. T. GEHLEN, Desafios e possibilidades para a abordagem de temas em aulas de F´Ä±sica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educa¸c˜ao em Ciˆencias, vol. 12, n. 1, 2012.

R. B. STRIEDER; G. WATANABE-CARAMELLO; S.T. GEHLEN, Abordagem de Temas no Ensino M´edio: compreens˜oes de professores de F´Ä±sica. Ensaio: Pesquisa em Educa¸c˜ao em Ciˆencias, vol. 14, n.2, 2012.

S. BUFFON DA SILVA; R. B. STRIEDER; W. L. P. SANTOS, CTS e Interdisciplinaridade: Desafios e Potencialidades da Pr´atica Docente. Aceito para apresenta¸c˜ao no IV Semin´ario Ibero-americano CTS, Bogota/Colˆombia, 2014.

Published

2016-12-01

How to Cite

Strieder, R. B. (2016). ELEMENTOS PARA DISCUTIR QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS EM AULAS ˜ DE F´ISICA. E-Boletim Da Física, 3(5), 1–4. https://doi.org/10.26512/e-bfis.v3i5.9823

Issue

Section

Divulgação científica e Ensino de Física